22/04/2024

EUA confirmam transmissão de gado para gado em propagação da gripe aviária

EUA confirmam transmissão de gado para gado em propagação da gripe aviária

Gado em fazenda de Rockford, Illinois, nos EUA - Jim Vondruska Reuters

 

Produtores e veterinários aguardam confirmação de como o vírus tem sido transmitido para controlar disseminação.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) afirmou nesta semana que a transmissão de gado para gado tem causado a propagação da gripe aviária em rebanhos leiteiros, mas que não sabe ainda como o vírus está se espalhando.

Produtores e veterinários estão esperando a confirmação de como o vírus tem sido transmitido para controlar melhor sua disseminação. Rebanhos de oito estados testaram positivo para o vírus no último mês, o que ocorreu também com um trabalhador do setor no Texas.

"Aqueles de nós que já trabalhamos com o vírus influenza há muito tempo fomos rápidos ao dizer: ‘Sim, está passando de gado para gado’", disse nesta sexta-feira (19) Jim Lowe, reitor-associado da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Illinois. "Você não consegue explicar a epidemiologia de outra forma." Acredita-se que pássaros migratórios selvagens são a fonte original do vírus.

Mas o USDA informou que sua investigação sobre as infecções "incluem alguns casos nos quais a propagação do vírus está associada ao movimento do gado no rebanho".

Há também evidências de que o vírus se espalhou das instalações de gado leiteiro "de volta para as avícolas, por rota desconhecida", informou.

O departamento afirmou que as vacas transmitem o vírus, com altas concentrações, no próprio leite, e qualquer coisa que entre em contato com o produto não pasteurizado pode disseminar a doença (Folha, 20/4/24)