10/05/2022

EUA: Surto de Influenza aviária já resultou em abate de 37 milhões de aves

EUA: Surto de Influenza aviária já resultou em abate de 37 milhões de aves

GRIPE AVIARIA - FOTO SITE ADAB.jpg

Um surto de influenza aviária nos Estados Unidos está rapidamente se tornando o pior já enfrentado pelo país, tendo resultado até agora na morte e abate de mais de 37 milhões de frangos e perus.

 Criadores são obrigados a abater planteis inteiros para evitar a propagação da doença, mesmo se apenas uma ave estiver infectada. A crise está afetando principalmente plantéis de galinhas poedeiras e perus.

 Após o surto de 2015, a indústria de ovos do país levou mais de um ano para se recuperar, de acordo com o pesquisador Maro Ibarburu-Blanc, da Universidade Estadual de Iowa (Bloomberg, 9/5/22)

 Vírus é encontrado em plantéis no Oregon e em Washington

Um vírus altamente patogênico de influenza aviária (HPAI) foi encontrado em dois plantéis não comerciais de aves nos Estados Unidos - um no condado de Linn, no Estado de Oregon, e um no condado de Pacific, em Washington -, informou o Departamento de Agricultura do país (USDA).

O USDA disse que as áreas afetadas foram isoladas e que as aves nas propriedades serão abatidas para evitar a propagação da doença. Um surto mais grave de influenza aviária traria grandes preocupações para as empresas avícolas. O surto de 2015 resultou na morte e abate de mais de 48 milhões de aves, causando aumentos nos preços de ovos e perus (Broadcast, 9/5/22)