EUA vão elevar tarifas sobre US$200 bi em produtos chineses
Os Estados Unidos vão elevar as tarifas sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses para 25 por cento, de 10 por cento já em vigor, a partir de sexta-feira, de acordo com o Federal Register, diário oficial do país, nesta quarta-feira.
O gabinete do representante comercial dos EUA vai estabelecer um processo para excluir certos produtos das tarifas adicionais, informou o Federal Register.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quarta-feira no Twitter que ficará “muito feliz com mais de 100 bilhões de dólares por ano em tarifas enchendo os cofres dos EUA”.
Seus comentários seguiram-se a uma matéria da Reuters que citava fontes do governo dos EUA e do setor privado segundo as quais a China recuou em quase todos os aspectos de um acordo preliminar de comércio com os Estados Unidos.
As ações globais caíam a caminho das mínimas de cinco semanas, com a intensificação da guerra comercial alimentando preocupações com a economia mundial e investidores buscando a segurança dos títulos e do iene, que atingia a máxima de seis semanas em relação ao dólar norte-americano (Reuters, 8/5/19)