Exportação de soja na 1ª quinzena do mês já supera volume de janeiro
A exportação de soja do Brasil na primeira quinzena de fevereiro atingiu 2,36 milhões de toneladas, superando o volume registrado em todo o mês de janeiro (2,15 milhões), à medida que a colheita da oleaginosa no Brasil se desenvolve e está adiantada para a época, de acordo com dados da Secretaria de Comercio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira.
A expectativa é de que as exportações de soja em fevereiro atinjam cerca de 6 milhões de toneladas em fevereiro, segundo exportadores, um volume que tende a aumentar em março, quando a colheita estiver ainda mais avançada.
Mais de um terço da área de soja do Brasil, maior exportador global da oleaginosa, já havia sido colhida até o final da semana passada, informou nesta segunda-feira a consultoria AgRural.
Os trabalhos seguem à frente do registrado no mesmo período do ano passado, quando 17 por cento da área havia sido colhida, e também estão adiantados ante a média histórica para o período (19 por cento), segundo a AgRural.
A média diária de exportação de soja pelo Brasil até a terceira semana do mês somou 214,7 mil toneladas, ante 159,1 mil toneladas para todo o mês de fevereiro do ano passado.
Já a exportação de milho do Brasil em fevereiro atingiu até o dia 15 de fevereiro cerca de 1,3 milhão de toneladas, bem abaixo das 4,2 milhões de toneladas de janeiro, quando exportadores tinham aproveitado a redução dos embarques de soja —antes de a colheita ganhar ritmo— para exportar o cereal (Reuters, 18/2/19)