Filipinas passam China e se tornam maior comprador de carne suína do Brasil
A China recuperou sua produção interna de suínos e reduziu as encomendas. Foto Roberto Dziura Jr - AEN
Cenário para as exportações brasileiras da proteína é promissor.
Em 2024, o mercado de carne suína brasileira parece ter conquistado um novo patamar de comércio. Enquanto as exportações de carne de frango devem crescer moderadamente, o cenário para carne suína é mais promissor.
Isso ocorre porque a China, que por alguns anos foi o maior comprador do Brasil por problemas com sua produção interna devido à peste suína africana, diminuiu suas compras uma vez conseguindo recuperar sua produção local. Mesmo com a redução nas encomendas do gigante asiático, as exportações brasileiras não devem ser tão impactadas em razão de um novo mercado. O Brasil tem ampliado sua rede de parceiros comerciais e, no caso da carne suína, um destino específico tem salvado o comércio do produto: as Filipinas, que se tornaram o principal destino da proteína brasileira, superando até mesmo a China, até então líder no ranking de clientes do produto (Globo Rural, 13/12/24)