Francesa Tereos parcelará pagamentos a produtores até o fim da temporada
O grupo açucareiro francês Tereos irá pagar agricultores de beterraba sacarina nesta temporada em mais parcelas do que na anterior, conforme luta com uma queda no mercado que espera que a levará a uma perda anual.
A Tereos manteve o preço garantido e previamente acordado de 25 euros por tonelada de beterraba sacarina para a temporada 2018/19, que vai de outubro a setembro, disse a empresa em uma carta a membros corporativos nesta sexta-feira.
Detalhando os termos, o grupo afirmou que pagaria uma segunda parcela de 6,50 euros por tonelada do produto no final de março, após um sinal de 12,50 euros/tonelada ao final do ano-calendário, segundo a carta, vista pela Reuters.
As providências para o pagamento dos 6 euros restantes do preço garantido para 2018/19 serão anunciadas em assembleia geral em junho, disse a Tereos no documento.
A Tereos se comprometeu a pagar um mínimo de 25 euros por tonelada de beterraba sacarina aos fazendeiros para ambos os anos de 2017/18 e 2018/19, as duas primeiras temporadas após o fim das cotas de açúcar da União Europeia.
No ano passado, o grupo pagou a primeira metade em novembro, durante a colheita anual de beterraba sacarina, antes de quitar o valor no final de março.
A mudança para 2018/19 significa que produtores não serão totalmente remunerados até perto do fim da temporada (Reuters, 29/3/19)