11/08/2021

Frustração de safra confirma projeção de PIB do agro apenas estável

Frustração de safra confirma projeção de PIB do agro apenas estável

Foto suino.com

A frustração de novos recordes na produção agrícola em 2021, por causa da estiagem e das ondas de frio, sinalizada em dados divulgados nesta terça-feira, 10, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirma uma expectativa de estabilidade no Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no fechamento do ano, disse há pouco o diretor da consultoria MB Agro, José Carlos Hausknecht.

No primeiro trimestre, o PIB da agropecuária avançou 5,7% ante os três últimos meses de 2020, em desempenho impulsionado pela safra recorde de soja. Com isso, no início do ano, as expectativas apontavam para um avanço de 2% a 3% no PIB da agropecuária, alta que foi minada pelos efeitos do clima sobre a produção.

“Já vínhamos com a seca, e o quadro foi agravado com as geadas”, disse Hausknecht, referindo-se às recentes ondas de frio no Centro-Sul.

Apesar dos problemas climáticos e da frustração com a produção em 2021, o quadro ainda é favorável para o agronegócio, disse o diretor da MB. Com as cotações das commodities (matérias-primas negociadas internacionalmente) elevadas e o dólar alto, os produtores agrícolas nacionais ainda têm um impacto positivo em sua renda. Isso sinaliza para renovação de investimentos para a próxima safra e manutenção do ritmo de crescimento econômico nas regiões do País que têm impacto positivo da agropecuária (Broadcast, 10/8/21)