GDM assume liderança em sementes de soja no País
Argentina deixou pra trás Bayer e assumiu liderança com 38% do mercado brasileiro.
A argentina GDM Seeds deixou para trás a Monsanto, hoje Bayer, e assumiu a liderança do mercado brasileiro de sementes de soja, com 38% do total. Ricardo Franconere, gerente de Marketing, atribui o desempenho à atenção dada exclusivamente ao desenvolvimento desse insumo, o que não acontece com as gigantes do setor, que têm em seu portfólio outros produtos além de sementes.
A GDM comercializa no País as marcas Brasmax e DonMario e tem aqui 55% dos negócios globais da empresa. Em seguida vem a Argentina, com 40%. Os 5% restantes se distribuem pela América do Norte, Europa, África e outros países da América do Sul. Em 2018, sua receita no Brasil aumentou 28%, para R$ 280 milhões, enquanto a do setor como um todo avançou apenas 5%. Para 2019, a expectativa é crescer mais 10% e abocanhar 42% do mercado brasileiro.
Golias
Franconere afasta a ideia de que, a exemplo das concorrentes Bayer, Syngenta, DowDuPont e Basf, a GDM poderia se fundir. “Vemos posicionamento claro dos acionistas de que não estamos à venda, de consolidar a liderança no Brasil e avançar nos Estados Unidos e na Argentina.”
Nova fronteira
A GDM concluiu neste mês a ampliação de seu laboratório em Londrina (PR), onde desenvolverá pesquisa em edição gênica, que altera genes da própria planta para torná-la resistente a pragas e doenças. “Ganharemos agilidade no processo de regulamentação nos países produtores e consumidores”, explica, em referência à costumeira demora na aprovação de transgênicos (Broadcast, 25/2/19)