14/02/2018

GDM mira Centro-Oeste para crescer em sementes

GDM mira Centro-Oeste para crescer em sementes

A argentina GDM pretende lançar de 8 a 10 variedades de soja em breve.

A argentina GDM Seeds aposta no Cerrado brasileiro para aumentar sua receita global com soja enquanto multinacionais formam conglomerados. Segunda maior empresa de sementes da oleaginosa no Brasil, com 30% de participação, atrás da Monsanto, a companhia tem maior presença na Região Sul, por onde ingressou no mercado nacional em 2007. A GDM planeja lançar este ano de oito a dez variedades, mais da metade para atender o Centro-Oeste. O investimento deve superar em 35% o de 2017, com foco na ampliação do laboratório de pesquisa em Londrina (PR) e de áreas de teste de sementes, diz Ricardo Franconere, gerente de Marketing. A intenção é conquistar 33% das vendas de semente de soja no Brasil em 2018 e 40% em até três safras. O faturamento pode subir 15%, para US$ 200 milhões.

Titãs

A GDM tem à frente um mercado em transformação. A compra da Monsanto pela Bayer foi aprovada na última semana no Brasil, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Em terceiro lugar vem a Nidera, cuja compra pela suíça Syngenta foi concluída na semana passada.

A brasileira TMG, na quarta posição, tem sido assediada pelas empresas, mas por enquanto segue atuando sozinha. A Basf não ficou parada: levou parte do negócio de sementes e de defensivos da Bayer, que precisava se desfazer desses ativos para receber aval à aquisição da Monsanto (Broadcast Agro, 12/2/18_