Governo e bancada ruralista alinham pautas do agro para COP30
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reuniu-se com a diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Foto Guilherme Martimon - MAPA
Foram debatidos temas sobre agricultura, pecuária, floresta e sistemas alimentares.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reuniu-se nesta segunda-feira (3/2) com a diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para discutir as pautas que o setor produtivo levará para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA).
“Realizamos uma reunião fundamental com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para alinhar estratégias e posicionamentos em relação à COP30. É essencial que o agro esteja unido e preparado para mostrar ao mundo as conquistas e boas práticas da agropecuária brasileira. Temos muito a contribuir e a apresentar com orgulho”, destacou Fávaro, em nota divulgada pela assessoria.
Segundo o comunicado, foram debatidos temas sobre agricultura, pecuária, floresta e sistemas alimentares.
O deputado Pedro Lupion (PP-PR), presidente da FPA, disse que nas pautas positivas para o agro a bancada ruralista apoia as ações do ministério. A intenção, segundo ele, é mostrar os pontos-chaves da agropecuária tropical, com responsabilidade socioambiental, para conseguir “deixar um legado positivo do setor” no evento.
“Nós estamos coordenando, junto com a Embrapa. Vai ter uma Casa do Agro lá em Belém, o bunker do agro lá, vamos colocar todos os bons dados, os números sobre a nossa produção e a gente vai trabalhar junto”, afirmou, na saída da reunião.
Questionado se poderia haver uma aproximação maior da FPA com o ministério após essa iniciativa da COP30, Lupion disse apenas que a busca pelo consenso para a realização do evento “é uma demonstração de boa vontade” (Globo Rural, 3/2/25)