Governo institui Programa de Prevenção e Controle da Praga Greening

O governo acaba de instituir o Programa Nacional de Prevenção e Controle da praga conhecida como greening, principal doença dos citros e a maior ameaça à citricultura mundial. Medida nesse sentido foi publicada pelo Ministério da Agricultura, por meio da Portaria número 317, no Diário Oficial da União desta terça-feira.
Essa praga, também chamada Huanglongbing (HLB), é causada pela bactéria Candidatus Liberibacter SPP e ataca todos os tipos de citros e não há cura para as plantas doentes. No Brasil a praga está presente e sob controle oficial nos Estados de Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Conforme nota do Ministério da Agricultura, a nova regulamentação define os critérios para a manutenção do status fitossanitário das unidades da Federação sem ocorrência, incluindo a obrigatoriedade de se instituir um Plano de Contingência, para adoção de ações imediatas a serem adotadas no caso da ocorrência da praga.
“Uma novidade nas ações de prevenção foi a instituição do monitoramento obrigatório do inseto vetor Diaphorina citri e dos viveiros de mudas de citros que deverão ser realizados em todas as áreas de risco de introdução do HLB, incluindo nos municípios de Estados onde a praga já ocorre”, relata a coordenadora-geral de Proteção de Plantas, Graciane de Castro (Broadcast, 25/5/21)