02/03/2022

Governo teme que guerra da Ucrânia gere especulação de preços agrícolas

Legenda Bolsonaro durante cerimônia no Planalto - Evaristo Sa AFP

Bolsonaro - Evaristo Sa AFP

 

Ministério da Agricultura já avalia impactos na importação de insumos como fertilizantes e trigo.

governo de Jair Bolsonaro está preocupado com a especulação do preço de insumos da agricultura por causa da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

NAS NUVENS

Além da possível quebra no fornecimento de produtos como fertilizantes e trigo, que diminuiria a oferta e aumentaria o seu valor, o Ministério da Agricultura teme que a simples possibilidade já cause uma subida oportunista de preços, antecipando o que nem chegou a acontecer.

NUVENS 2

Desde a escalada do conflito, com a entrada de tropas russas em território ucraniano, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, tem se reunido com empresários e especialistas de cada setor econômico que pode ser atingido.

CORTE

No diagnóstico da pasta, a importação de fertilizantes e de trigo podem ser afetadas. A exportação de soja, outros grãos e de carne para a Rússia e a Ucrânia também é motivo de preocupação.

CORTE 2

O Brasil importa 85% do adubo que aplica nas lavouras. A metade do total vem da Rússia e da Belarus, país que já estava sob sanção.

 

CORTE 3

Já no caso do trigo, o Brasil importa 60% do que consome. Com a quebra do fornecimento pelo país de Putin, os preços podem subir. Ou seja, os importadores poderiam seguir comprando da Argentina, do Canadá e dos EUA, mas a um custo muito maior.

 

NA CHEGADA

Um terceiro problema é a exportação de soja brasileira para a Rússia. O país importou 768,2 mil toneladas de soja em 2021 (Mônica Bergamo, Folha de S.Paulo, 26/2/22)