Gripe aviária: França baixa nível de risco e total de casos é de 1.378
GRIPE AVIARIA Foto Agro Novas
O Ministério da Agricultura da França afirmou que a situação sanitária nacional relacionada a uma cepa altamente patogênica de gripe aviária (HPAI) "está melhorando" e, diante disso, o Ministério da Agricultura decidiu baixar o nível de risco de 'moderado' para 'insignificante'. Segundo o órgão, nenhum novo caso em plantéis comerciais de aves foi registrado desde o dia 17 de maio no país. Assim, o total se mantém em 1.378 ocorrências.
Até o dia 10 de junho, último dia com notificações, a França registrou 63 casos da cepa em animais selvagens e outros 35 casos em galinhas. A pasta não informou em que região esses animais foram identificados.
Segundo o Ministério, até o momento, 36 países da Europa registraram a ocorrência da doença. O órgão orienta, como medida de prevenção ao avanço do vírus, o abate de animais que estiverem em locais contaminados, a desinfecção da área e o controle da circulação de outras aves da propriedade em zonas definidas como proteção e vigilância. O consumo de carne, fígado e ovos - assim como qualquer produto alimentar feito de aves - não apresenta risco para os humanos (Brtoadcast, 23/6/22)