05/02/2025

Gripe aviária já afetou 154 milhões de aves nos Estados Unidos

Gripe aviária já afetou 154 milhões de aves nos Estados Unidos

GRIPE AVIARIA Foto Reprodução – Garrard Beck – Getty Images

Focos aumentam e somam 1.511, e doença espalha rapidamente por rebanho de gado.

 

Donald Trump assumiu esbravejando contra a perda de força da economia americana, e a necessidade de imposição de taxas nos parceiros comerciais.

 

A administração dele, no entanto, tem um grave problema no campo para resolver. Já são 154 milhões de aves mortas pela gripe aviária desde que o surto começou, em janeiro de 2022.

 

Os Estados Unidos já registraram 1.511 focos da doença até o início deste mês, espalhados por 51 estados. Do total de focos, 709 deles ocorreram em granjas comerciais. Além de reduzir a oferta de carne e de ovos, a doença traz sérios prejuízos aos agricultores e às exportações do setor.

 

A previsão era de que o ressurgimento da doença no país não atingisse o patamar de destruição do anterior, em 2016, quando foram eliminados 50 milhões de aves.

 

O Brasil ainda não foi afetado pela gripe aviária comercialmente. A influenza aviária está rondando o país desde maio de 2023, mas não chegou às granjas comerciais.

 

Segundo o Ministério da Agricultura, já foram avaliados 166 focos da doença no Brasil. Destes, 163 ocorreram em aves silvestres e três nas chamadas aves de subsistência.

 

Em março de 2024, a doença chegou aos currais americanos, e se espalhou rapidamente. O Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) já constatou 957 casos de gripe em gado, espalhados por 16 estados. A maior ocorrência se dá na Califórnia.

 

A convivência de trabalhadores do campo com animais infectados levou a doença a 67 humanos, com a confirmação de morte de um dos afetados.

 

A influenza aviária é uma doença viral contagiosa que espalha rapidamente (Folha, 5/2/25)