14/06/2023

Grupo invade fazenda produtiva no interior de SP

Fazenda considerada produtiva pelo Incra foi invadida em Santa Cruz do Rio Pardo. Foto Reprodução

INVASÃO MST. Foto Reprodução

Invasão ocorreu na última quinta-feira, 8.

 

Um grupo do autodenominado Movimento Social da Luta dos Trabalhadores aproveitou o feriado prolongado para invadir uma fazenda produtiva no interior paulista. Localizada no município de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), a propriedade rural tornou-se alvo dos invasores na última quinta-feira, 8.

A invasão foi liderada por um grupo composto, inicialmente, de cerca de 30 pessoas, informou o site da revista Veja. Posteriormente, mais pessoas chegaram à propriedade invadida. De acordo com as informações, os invasores levaram crianças e grávidas para o local.

A fazenda invadida tem 105 hectares e se dedica à pecuária. Segundo um dos proprietários, que não teve a identidade revelada, o espaço chega a ter um número de cabeças de gado acima da capacidade. Apesar de entrar na mira de invasores, a fazenda consta como “média propriedade produtiva” nos registros do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

A propriedade está localizada na altura da Rodovia Presidente Castello Branco, que interliga a capital paulista ao distrito de Clarínia, que fica justamente no município de Santa Cruz do Rio Pardo. Segundo um dos proprietários, que já avisou que vai recorrer à Justiça para processo de reintegração de posse, essa é a segunda vez que o local é alvo dos invasores.

Boletim cita “representante” de deputada do PT na invasão de fazenda

Conforme boletim de ocorrência referente à invasão, um “representante” da deputada estadual Márcia Lia (PT-SP) acompanhou a invasão da fazenda produtiva. Citado como José Donizete, ele, contudo, não atendeu a equipe da Veja. Por sua vez, a parlamentar petista não se manifestou até o momento (Revista Oeste, 8/6/23)