Honestidade, capacidade, idealismo e coragem! – Por Welson Gasparini
A nação brasileira vive um dos momentos mais tristes de sua história. Todos os dias os jornais e as emissoras de rádio e de televisão anunciam, com grande destaque, os escândalos dos atos de corrupção envolvendo administrações públicas e privadas.
Enquanto falta dinheiro para setores básicos como educação, saúde e segurança pública, sobram os casos de desvios de milhões e até mesmo bilhões de reais tirados das administrações públicas e indo para os bolsos de corruptos e desonestos.
Os nossos presídios – conforme eu tenho me referido em diversos pronunciamentos na tribuna da ALESP - estão super lotados de bandidos, mas são raros os casos de estarem presos os grandes ladrões. Estes, os ladrões da chamada “elite”, geralmente contratam advogados de alta competência e espertos o suficiente para aproveitar as falhas de nossas leis e a morosidade do Poder Judiciário em suas decisões finais e, assim, conseguem mantê-los livres de cumprir penas pelos crimes praticados...Em alguns momentos chegamos a pensar: o drama vivido pelo Brasil não tem solução e, assim, teremos de conviver com estas injustiças.
Mas, na verdade, o Brasil pode sair desta situação e para isto é preciso que os brasileiros reajam e aproveitem o próprio processo democrático para escolher políticos capazes de aperfeiçoar nossas leis no Legislativo e no Executivo de forma a realizar reformas e ações garantidoras de uma vida de justiça e de paz para todos, acabando com a corrupção e colocando, na cadeia, os corruptos e ladrões.
Somente bons políticos poderão construir este novo Brasil tão desejado por todos os brasileiros: basta o eleitor saber, através do voto, escolher candidatos dele realmente merecedores .
Para escolher os bons – conforme tenho pregado incessantemente - é fundamental que eles possuam quatro qualidades fundamentais: honestidade, capacidade, idealismo e coragem. Os escolhidos têm ser honestos mas não basta apenas a honestidade: é preciso, também, serem capazes de exercer suas atividades com a lisura esperada de um administrador ou legislador.
Honestos e capazes sim mas, também, idealistas: isto é, detentores de valores morais, éticos e espirituais para alicerçar os seus comportamentos.
E, finalmente além dos escolhidos serem honestos, capazes e idealistas – como corolário de todas essas virtudes - que tenham igualmente coragem para enfrentar os desafios de uma conjuntura adversa para conquistar o novo Brasil tão desejado pelos brasileiros.
Não será fácil, mas também não será impossível encontrarmos líderes políticos dotados destas quatro qualidades fundamentais num homem público: honestidade, capacidade, idealismo e coragem (Welson Gasparini é deputado estadual, professor, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto)