Imea vê menor aumento da história para área de soja em MT em 2019/20
A safra de soja de Mato Grosso, maior produtor brasileiro da oleaginosa, deverá ter na temporada 2019/20 o menor aumento anual na área plantada de uma série histórica, mas ainda assim a colheita poderá ter ligeiro crescimento, para um recorde de 32,83 milhões de toneladas, com maiores produtividades estimadas, de acordo com pesquisa do Imea.
Segundo o primeiro levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) para a safra que será plantada a partir de setembro, a expectativa é de um plantio em 9,72 milhões de hectares, alta de 0,59% ante 2018/19, o equivalente a 56,7 mil hectares.
“Isso pode ser pautado em uma posição mais cautelosa dos produtores neste momento, visto que o cenário atual da soja mato-grossense está em movimento de recuperação dos preços após forte queda em abril e início de maio, em conjunto com as incertezas da guerra comercial sino-americana”, disse o instituto ligado à federação dos produtores.
Dentre as regiões que devem apresentar incremento de área, destaca-se a região norte com aumento de 6,5%, ou 24,24 mil hectares, “que avançam sobre pastagem degradada”.
Juntamente com o nordeste do Estado, a região norte é uma das mais novas para a soja em Mato Grosso, o que levanta preocupações sobre desmatamentos.
Em relação à produtividade média, a primeira estimativa do Imea projeta a média de 56,28 sacas por hectare na safra 2019/20, indicando uma evolução de 0,43% em relação ao rendimento da safra 2018/19, apontando assim para ser o segundo melhor da história do Estado (Reuters, 3/6/19)