Inep: Questões do Enem são elaboradas por professores independentes
LOGO INEP
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), informou que as questões do Enem são elaboradas por professores independentes selecionados por chamada pública para colaborarem com o Banco Nacional de Itens (BNI).
"O Inep não interfere nas ações dos colaboradores selecionados para compor o banco. O processo envolve as etapas de elaboração e revisão pedagógica dos itens, além de validação pelo trabalho de uma comissão assessora. Os itens selecionados para a edição de 2023 passaram pelo fluxo estabelecido nas normativas do BNI", disse o instituto em nota enviada pela assessoria de comunicação social ao Broadcast Agro.
A manifestação do Inep ocorre após questionamentos de lideranças do agronegócio sobre questões abordando o setor na prova. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) pede a anulação das questões 70, 71 e 89, referentes ao caderno branco do exame. Uma das questões repudiadas pelo setor produtivo associa o setor à exploração de "camponeses no Cerrado", afirmando que o agronegócio promove a "pragatização dos seres humanos e não humanos" e outra vincula o crescimento do desmatamento à expansão da soja e da pecuária na Amazônia pela apropriação de terras devolutas (Broadcast, 7/11/23)