26/01/2023

Ismael Perina Junior: Setor canavieiro perde um dos seus maiores líderes

Ismael Perina Junior: Setor canavieiro perde um dos seus maiores líderes

 Ismael Perina Júnior Foto Blog UDOP

Manifestamos com  pesar o falecimento de Ismael Perina Júnior, aos 59 anos, nesta quarta-feira (25). O velório acontecerá hoje (26), a partir das 7h, no Complexo Funerário Terra Nossa, localizado em Jaboticabal (SP). O sepultamento está previsto, no mesmo local, para às 10h.

 

Ismael Perina Junior foi presidente da Orplana – Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil sucedendo a Manoel Ortolan, também falecido. No movimento “Grito pelo Emprego e pela Produção”, lançado em 1999, desempenhou papel fundamental e, graças a sua liderança, o setor sucroenergético conseguiu dobrar de tamanho, ao saltar de 300 milhões de toneladas/ano para 600 milhões de toneladas/ano.

Ismael Perina Júnior

Ismael Perina Júnior era engenheiro agrônomo e foi pioneiro no plantio de Muda Pré-Brotada (MPB). Já atuou como presidente da Socicana (Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba) e da Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil, além de vice-presidente da Central de Cooperativas de Crédito do Estado de São Paulo.

Recentemente, ele continuava como produtor de cana-de-açúcar na região de Jaboticabal, estava no Conselho do Sindicato Rural de Jaboticabal e vice-presidente do Conselho da Cooperativa de  Crédito (Sicoob Coopecredi) de Guariba.

Ismael Perina Júnior deixa dois filhos e a esposa (Da Redação com informações da UDOP; 26/1/23)

 


Morre o produtor Ismael Perina Júnior, vice-presidente do IPA de 2021/23

Faleceu nesta quarta-feira o produtor rural e vice-presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA) no biênio 2021/2023, Ismael Perina Júnior. Aos 59 anos, o engenheiro agrônomo lutava contra um câncer.

 

Perina Júnior presidiu a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) e a Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do Ministério da Agricultura. Deixaria o IPA a partir de 1º de fevereiro, quando assume a nova gestão, tendo o deputado federal Nilson Leitão como presidente.

Em nota, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) lamentou o falecimento de Perina Júnior, reconhecendo "sua importante contribuição para o setor agropecuário”. Também em nota, a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) destacou Perina Júnior como “apaixonado defensor do agro e do cooperativismo”.

A União Nacional da Bioenergia (Udop) também se pronunciou em comunicado: “Com sua visão sempre atenta e perspicaz, muito contribuiu para o atual estágio de desenvolvimento de nosso setor", afirmou o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe (Broadcast, 25/1/23)