11/03/2025

JBS faz oferta para comprar maior empresa avícola do Oriente Médio

JBS faz oferta para comprar maior empresa avícola do Oriente Médio

Segundo o publicado pela agência Bloomberg, JBS manifestou interesse e fez oferta por empresa avícola da Arábia Saudita. Foto Divulgação – JBS

 

 

Empresa saudita foi fundada por família que não é da realeza e está entre as mais ricas do país.

 

O Oriente Médio está cada vez mais no radar da indústria de carnes. Desta vez, foi a saudita Al Watania, maior produtora de aves da região, que recebeu ofertas de empresas interessadas em adquiri-la, entre elas da brasileira JBS, conforme fontes. A informação foi publicada inicialmente pela agência “Bloomberg”, citando fontes familiarizadas com o assunto.

 

Ao Valor, uma fonte afirmou que a oferta da JBS teve preço mais conservador, enquanto a concorrente saudita Almarai apresentou uma proposta mais agressiva. Outra fonte disse ainda que houve interesse da JBS, mas que a negociação não teria evoluído.

 

Procurada, a JBS não se manifestou e a Almarai não respondeu a um pedido de comentários.

 

Também estão na disputa a empresa saudita Tanmiah Food e um consórcio liderado pela ucraniana de tecnologia agrícola MHP, de acordo com a Bloomberg. Os compradores ainda podem desistir ou a Al Watania pode decidir não prosseguir com a venda.

 

Caso o negócio se concretize, independentemente de quem leve, a expectativa é de que seja uma operação desafiadora. “A Al Watania é um ativo complicado, tem muita ineficiência”, disse a fonte ao Valor.

 

Na semana passada, a companhia sediada na Arábia Saudita fechou uma parceria estratégica com a Halal Products Development Company, conhecida como Halal Devco, com o objetivo de acelerar a adoção de práticas sustentáveis e inovadoras na indústria de alimentos halal (cujos abates seguem os preceitos islâmicos).

 

As melhorias seriam uma forma de tornar a empresa mais competitiva e, assim, expandir as exportações de aves para novos mercados, respondendo à crescente demanda por halal.

 

O objetivo é que, com a parceria, seja possível posicionar a Arábia Saudita como um importante polo global para produtos halal, segundo comunicado divulgado pela Al Watania, na semana passada.

 

“Ao priorizar a inovação e as necessidades do mercado, continuamos comprometidos em fornecer produtos Halal de alta qualidade que apoiam as metas nacionais de segurança alimentar e aumentam a competitividade local e global do reino”, disse Mohammed bin Hamad Al Shaya, CEO em exercício da Al Watania, no comunicado.

 

Fundada em 1977, a empresa processa mais de 1 milhão de aves e 1,5 milhão de ovos por dia.

 

O movimento da JBS seria mais um passo da empresa para intensificar sua diversificação geográfica, embora já atue no Oriente Médio.

 

Além disso, “o Brasil se tornou [um player] grande demais”, disse uma fonte da indústria de carnes, e as empresas brasileiras têm capacidade de investimento para disputar ativos pelo mundo.

 

Um programa de incentivos da monarquia da Arábia Saudita, o Visão 2030, explica o interesse das empresas de carnes. O objetivo do Visão 2030 é garantir a autossuficiência na produção de alimentos e fazer do reino um player forte na exportação (Globo Rural, 10/3/25)