Jovem produtora se destaca em concurso de cafés
Ela não estava preparada para fazer discurso, mas nas palavras breves não deixou dúvida sobre o que quer: "Espero que seja apenas o começo", disse Letícia Conceição Quintela de Alcântara, de Piatã, cidade da Chapada Diamantina na Bahia, ontem, durante a cerimônia de premiação da 14ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) – Safra 2017/18.
Letícia, de apenas 19 anos, produziu o café arábica vencedor do 14º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café, que foi arrematado pelo Grupo 3corações numa disputa acirrada em leilão realizado entre 30 de janeiro e 8 de fevereiro. A empresa adquiriu o microlote com duas sacas produzido por Letícia e pagou R$ 9 mil por saca. "Desde pequena acompanho tudo no processo de produção de café", disse ela, que é filha do cafeicultor Michael de Freitas Alcântara.
Letícia, que cursa o primeiro ano de engenharia de produção em Salvador, conta que na propriedade de Piatã toda a colheita do café é feita de forma seletiva. Lá, a família produz 400 sacas de café ao ano, numa área de 10 hectares a uma altitude de 1.350 metros. Segundo ela, o clima frio, o solo bom e os cuidados na colheita e na secagem contribuem para qualidade do café. "Não temos a pretensão de expandir para manter a qualidade do café".
Além do microlote de Letícia, o grupo 3corações comprou ainda o lote com seis sacas do produtor Antônio Rigno de Oliveira, também de Piatã, pagando R$ 2.500 por saca. O café foi o segundo colocado no 14º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café.
Com essas aquisições, a empresa, que é a maior de café do país, foi a campeã das categoria Diamante da 14ª Edição Especial dos Melhores Cafés, por ter sido a que mais investiu na aquisição de café de qualidade. Ganhou também na categoria Ouro por ter pago o maior valor por saca e na categoria Especial, por ter dado o maior lance para um microlote.
"É um negócio que não tem volta", disse Paulo de Tarso de Lima, diretor-comercial do grupo 3corações, sobre a aposta da empresa no segmento de cafés especiais. Segundo ele, a companhia tem vendido mais de 15 toneladas de cafés especiais com a marca Santa Clara por mês no Nordeste. Além disso, prepara-se para lançar café especial com a marca 3corações em nível nacional.
Os lotes de cafés vencedores adquiridos pela 3corações serão comercializados em edições limitadas de cápsulas do sistema TRES e projetos especiais com cafeterias e restaurantes parceiros, segundo João Carlstron, gerente de marketing da empresa. "A 3corações está enxergando que é este o caminho", disse o presidente da Abic, Ricardo de Souza Silveira, durante a cerimônia de premiação (Assessoria de Comunicação, 25/4/18)
Consumo doméstico está em expansão dentro e fora de casa
O consumo de café fora de casa aumentou 2,7% em volume e 21% em valor no Brasil em 2017 na comparação com o ano-móvel encerrado em junho do ano passado, segundo dados da Kantar Worldpanel. De acordo com a consultoria, dentro de casa os incrementos observados foram de 3,9% e 10%, respectivamente.
Manuela Bastian, diretora da Kantar Worldpanel, afirmou que o aumento mais forte em valor refletiu reajustes de preços acima da inflação e o aumento do consumo de cafés de valor agregado mais alto.
"O consumo fora de casa aumentou principalmente no café da manhã. Existem mais consumidores tomando o café da manhã fora de casa". Ela informou que esse aumento do consumo aconteceu sobretudo em bares, ambulantes e cafeterias. O consumo da bebida fora do lar no café da manhã cresceu 10%, segundo a consultoria.
Conforme a Kantar Worldpanel, 24% do volume de café consumido no país é fora de casa, e há espaço para expansão. Enquanto no Brasil 40% da população consome café fora de casa, no Reino Unido o índice chega a 70%. Os percentuais também são elevados na Espanha (76%), em Portugal (82%), na França (57%), no México (54%) e na China (50%).
No Brasil, o consumo por pessoa ao ano é de 9 xícaras. Na China, a média chega a 8 xícaras por pessoa por ano. O Reino Unido lidera o consumo individual, com 82 xícaras por pessoa por ano. Em relação aos locais de compra, no Brasil, o café é comprado principalmente em bares, e o gasto médio por café é de US$ 1,30. No Reino Unido, no México e na China, o café é consumido principalmente em cafeterias. E os preços são mais altos, com uma média de US$ 2,90 no Reino Unido, US$ 2,60 no México e US$ 4,50 na China.
Dentro de casa, conforme Manuela, aumentou o consumo de cafés de valor agregado mais alto no Brasil, como orgânicos, descafeinados, cafés de origem e em cápsulas (Assessoria de Comunicação, 25/4/18)