14/06/2024

La Niña tem 65% de chance de ocorrer de julho a setembro, dizem EUA

La Niña tem 65% de chance de ocorrer de julho a setembro, dizem EUA

La Niña Imagem Climatempo

 

Mudança da atual fase neutra entre La Niña e El Niño é prevista para o inverno do hemisfério norte, com 85% de chance entre novembro e janeiro;

    

Há 65% de chance de que o padrão climático La Niña, caracterizado por temperaturas frias no Oceano Pacífico, desenvolva-se entre julho e setembro, informou um especialista do governo dos EUA nesta quinta-feira (13).

 

 

Espera-se que essa mudança da atual fase neutra entre os padrões climáticos La Niña e El Niño persista ao longo do inverno do hemisfério norte de 2024/25, com 85% de chance entre novembro e janeiro, informou o CPC (Centro de Previsão Climática) do Serviço Nacional de Meteorologia em sua previsão mensal.

 

Dependendo da região, o ciclo entre El Niño, La Niña e uma fase neutra geralmente dura de dois a sete anos e pode gerar incêndios florestais, ciclones tropicais, enchentes e secas prolongadas, afetando os agricultores em todo o mundo.

 

 

As culturas geograficamente concentradas são mais suscetíveis a aumentos de preços durante condições climáticas ruins. Isso faz com que os preços globais do trigo e do milho tenham menos probabilidade de serem afetados pelos fenômenos, disse Bill Weatherburn, economista sênior de clima e commodities da Capital Economics.

 

O El Niño é um aquecimento natural das temperaturas da superfície do Oceano Pacífico central (Reuters, 13/6/24)