Lula diz a amigos de Silvio Almeida que ele tem o direito de se defender
Foto Ricardo Stuckert-PR
Por Mônica Bergamo
Presidente deu crédito a Anielle Franco e demitiu ex-ministro pois ele não poderia se defender das acusações no cargo.
O presidente Lula (PT) conversou com amigos comuns dele e de Silvio Almeida no fim de semana para se informar sobre o estado do ex-ministro.
Convicto de que fez o certo ao acolher e dar crédito para a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e ao demitir o ministro da pasta dos Direitos Humanos, o presidente está preocupado, por outro lado, de que Silvio Almeida tenha o direito de se defender sem ser linchado moralmente e execrado do convívio social.
O presidente tem dito que ele tem direito a um processo que respeite o amplo direito de defesa. No âmbito político, porém, a situação era insustentável: uma das denúncias acabou confirmada pela própria ministra. Seria descabido que o ministro fizesse a sua defesa ocupando o cargo.
Lula foi informado antes de o escândalo estourar que Anielle tinha informado diversos ministros, e também a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, sobre a importunação sexual de que diz ter sido vítima.
A ministra, no entanto, não queria formalizar as acusações. Só fez isso depois que o assunto foi divulgado pelo portal Metrópoles (Folha, 10/9/24)