Lula diz que “empresas devem seguir o pensamento do governo”
LULA Foto Joédson Alves EFE
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou críticas contundentes à Vale na terça-feira (27), destacando o histórico da empresa em desastres ambientais e o abandono de projetos estratégicos. Lula acrescentou que a Vale não detém a propriedade do Brasil. Em seguida, o líder político afirmou que as empresas brasileiras devem alinhar-se ao pensamento do governo brasileiro, sem especificar se estava se referindo apenas às empresas em que a União possui participação ou a todas as empresas do país.
“A Vale não pode pensar que ela é dona do Brasil, não pode pensar que ela pode mais do que o Brasil. Então o que nós queremos é o seguinte: empresas brasileiras precisam estar de acordo com aquilo que é o pensamento de desenvolvimento do governo brasileiro. É isso que nós queremos”, declarou.
Lula participou de uma entrevista no programa “É Notícia”, da RedeTV, transmitido na noite de terça-feira (27). Durante a entrevista, o presidente foi indagado sobre a sucessão na Vale, com especulações nos bastidores indicando que o governo estava envolvido na indicação do ex-ministro Guido Mantega, visando aumentar sua influência sobre a empresa.
O político afirmou que não abordaria a seleção da diretoria da empresa, no entanto, iniciou uma série de críticas à Vale. “A Vale está tendo um problema no estado do Pará, está tendo um problema no estado de Minas Gerais. A Vale não pagou as desgraças que eles causaram em Brumadinho, não construiu as casas que prometeram. Criaram uma fundação para cuidar e agora a Vale agora fica fazendo a propaganda como se fosse a empresa que mais cuida desse país”, disse (Blog Guia do Investidor, 29/2/24)