Lula leva coordenador do MST para posse do presidente do Uruguai

João Paulo Rodrigues, líder do MST, ao lado do presidente Lula (PT) em foto de maio de 2023 – Foto Amanda Perobelli – Reuters
João Paulo Rodrigues, dirigente nacional do movimento, viajou com o presidente para evento no país vizinho.
O presidente Lula (PT) levou o dirigente nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) João Paulo Rodrigues como convidado para acompanhar a delegação brasileira que participa da posse de Yamandú Orsi como presidente do Uruguai, neste sábado (1º).
Rodrigues viajou no voo da FAB que levou o presidente ao Uruguai. A delegação também é integrada pelos ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, além do assessor especial Celso Amorim. A comitiva volta às 15h deste sábado para o Brasil.
A presença é um gesto do presidente ao movimento, que tem lançado farpas contra seu governo por causa do ritmo da reforma agrária e chegou a pedir a demissão do ministro Paulo Teixeira.
Em 2023, Lula levou outro líder do MST, João Pedro Stédile, em sua comitiva para a China, o que levou deputados da oposição a ingressarem com notícia-crime pedindo uma investigação do episódio (Folha, 1/3/25)