Macron usa imagem de fotógrafo morto em 2003 para falar de queimadas
Foto de queimada usada por Macron em postagem no Twitter - Reprodução/Twitter
Foto foi feita pelo fotojornalista Loren McIntyre, que dá nome a lagoa no Peru.
A foto usada pelo presidente Emmanuel Macron para falar sobre a disparada no número de queimadas na Amazônia não é a atual. A imagem foi feita pelo fotojornalista da National Geographic Loren McIntyre, que morreu em 2003, nos EUA.
McIntyre era um explorador que inclusive dá nome a uma das nascentes do Rio Amazonas, a Lagoa McIntyre, no Peru.
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) usou a origem da foto para atacar Macron, afirmando que o presidente francês usa questões internas do Brasil para ganho político pessoal. "O tom sensacionalista com que se refere à Amazônia (apelando até p/ fotos falsas) não contribui em nada para a solução do problema".
- Lamento que o presidente Macron busque instrumentalizar uma questão interna do Brasil e de outros países amazônicos p/ ganhos políticos pessoais. O tom sensacionalista com que se refere à Amazônia (apelando até p/ fotos falsas) não contribui em nada para a solução do problema.
Informações e privacidade no Twitter Ads
35,6 mil pessoas estão falando sobre isso
Também via redes sociais, Macron convocava os membros do G7 para discutir a situação das queimadas no Brasil.
Em resposta ao presidente francês, Bolsonaro afirmou que a ideia de tratar do tema amazônico entre membros do G7 "evoca mentalidade colonialista descabida" no século 21.
Our house is burning. Literally. The Amazon rain forest - the lungs which produces 20% of our planet’s oxygen - is on fire. It is an international crisis. Members of the G7 Summit, let's discuss this emergency first order in two days! #ActForTheAmazon
Uma reportagem da CNN também mostrou que, apesar da Amazônia estar realmente sofrendo com queimadas, várias das fotos compartilhadas nas redes sociais não são atuais, mas de incêndiospassados.
A matéria cita os exemplos do ator Jaden Smith, filho de Will Smith, e do youtuber Logan Paul. Ambos compartilharam uma imagem de incêndio antigo na Amazônia.
Leonardo DiCrapio também usou uma foto que não é atual —a mesma publicada por Macron.
Em alguns casos, há também fotos circulando que não são de queimadas na Amazônia (Folha de S.Paulo, 23/8/19)