27/08/2018

Mais um capítulo da novela do aeroporto internacional...

Mais um capítulo da novela do aeroporto internacional...

Por Welson Gasparini

   Quem acompanha minha atuação como deputado estadual sabe do meu empenho em prol da internacionalização do aeroporto “Leite Lopes”, de Ribeirão Preto, em função da sua importância econômica e social. Cobrei várias vezes da tribuna da ALESP ações do ex-governador Geraldo Alckmin e prossegui nessas cobranças junto ao governador Márcio França. Para minha alegria vejo no jornal “Tribuna” de Ribeirão Preto, edição do último dia 15, uma manchete alvissareira em sua primeira página: ”Aeroporto: obra pode começar em setembro”.

É mais um capítulo, assim, de uma novela que se arrasta desde o meu último mandato como prefeito de Ribeirão Preto mas, tudo indica, caminhando para o final feliz.

A notícia, em página interna, explicita: “O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) anunciou nesta terça-feira (14) a empresa Talude Construções, de Barueri (SP), como vencedora da licitação das obras de ampliação da pista do aeroporto Leite Lopes em Ribeirão Preto (SP). A empreiteira receberá R$ 3,945 milhões para executar o projeto, valor 7,14% menor que o orçamento inicial. O edital para execução de obras previa gasto de R$ 4,2 milhões.”

Em nota, o Daesp informou que o contrato deve ser assinado  após o término dos prazos de recursos e análise da documentação. “O prazo de execução de todas as melhorias, após a assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço, é de seis meses”, diz.

De acordo com o Daesp, as obras a serem  realizadas  no Leite Lopes contemplam implantação da área de giro nas cabeceiras, instalação de acostamento nas pistas de taxiamento de aeronaves e reforço na pista de táxi para acesso ao pátio “dentro do objetivo de proporcionar mais segurança e flexibilidade às operações”, diz o departamento.

 

Essas  obras fazem parte do pacote prevendo  a expansão do aeroporto para um terminal internacional de cargas. Em abril último, vale lembrar,, o governo de São Paulo destinou R$ 8,8 milhões para os serviços, em contrapartida ao investimento de R$ 79,2 milhões do governo federal.

Do total empenhado pelo governo de São Paulo, R$ 4,2 milhões estavam destinados a obras na pista. Segundo o edital, os serviços da empresa vencedora da licitação serão fiscalizados por uma equipe técnica designada pelo Daesp.

O restante das obras,  incluindo  ampliações do terminal de passageiros e do pátio de aeronaves, e a seção contra incêndio, está previsto para ser executado com os recursos da Secretaria Nacional de Aviação Civil.

 

Em operação desde 1939, o Leite Lopes funciona em tempo integral com voos de passageiros e cargas, mas ainda não tem condições de operar voos internacionais e há pelo menos seis anos espera melhorias. E essas melhorias, de acordo com o cronograma já elaborado, devem começar no ano que vem com expectativa de conclusão até 2021 (Welson Gasparini é deputado estadual, professor, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto)