10/04/2018

Marfrig adquire o controle acionário da americana National Beef

Marfrig adquire o controle acionário da americana National Beef

Compra de 51% da National Beef fará da Marfrig a segunda maior empresa de carne bovina do mundo e reduzirá sua alavancagem. Faturamento anual combinado supera 43 bilhões de reais. Marfrig passa a ter acesso a mercados como Japão e Coreia do Sul

A Marfrig Global Foods, uma das maiores companhias de proteína animal do mundo, anuncia hoje que chegou a um acordo para a aquisição de 51% das ações da National Beef Packing Company, LLC, quarta maior processadora de carne bovina dos Estados Unidos. A Marfrig pagará 969 milhões de dólares pela participação e, concluída a transação, passará a ser a segunda maior processadora de carne bovina do mundo, com uma plataforma global de produção e um faturamento consolidado de 43 bilhões de reais.

Fundada em 1992, a National Beef faturou 24,3 bilhões de reais (7,3 bilhões de dólares) no ano passado e é, desde 2011, controlada pela holding de investimentos americana Leucadia National Corporation, que, à época, passou a deter 79% de participação. A empresa tem capacidade de abate de 12 000 cabeças ao dia, é sediada em Kansas City, no estado do Missouri, e possui duas unidades de processamento em Dodge City e Liberal, no Kansas, que respondem por cerca de 13% da capacidade total de abate do mercado americano.

A National Beef é hoje a mais eficiente e uma das mais rentáveis companhias do setor nos Estados Unidos. Após a conclusão da operação, a Leucadia transferirá o controle acionário para a Marfrig e se manterá como acionista minoritário da empresa, com uma fatia de 31% do capital total. A US Premium Beef, associação de produtores americanos, ficará com 15% e outros acionistas com os 3% restantes.

Tanto a Leucadia quanto os demais investidores se comprometeram a manter suas ações da National Beef por um período mínimo de cinco anos.

A transação avaliou a National Beef em 2,3 bilhões de dólares, incluindo dívidas – assim, o valor pago pela Marfrig equivale a um múltiplo de transação EV/Ebitda UDM (Valor da Empresa/Ebitda Ajustado) de 4,4 vezes.

Com a aquisição da National Beef, a Marfrig alcança dois objetivos traçados em seu plano estratégico. Primeiro, consolida sua força no segmento de carne bovina, origem da companhia. Uma das líderes do mercado americano, a National Beef exporta para 40 países, incluindo o Japão e a Coreia do Sul, mercados atualmente fechados às exportações de carne brasileira. Em 2017, a Marfrig apresentou um Ebitda ajustado de 1,7 bilhão de reais. Com a National Beef, o Ebitda proforma passa a ser de 3,4 bilhões de reais.

"A aquisição da National Beef é a materialização de uma oportunidade única", diz Martín Secco, CEO da Marfrig. "Com a transação, teremos operações nos dois maiores mercados de carne bovina do mundo, chegaremos a países consumidores extremamente sofisticados e conseguimos crescer mantendo uma rigorosa disciplina financeira."

O segundo objetivo alcançado com a transação é a melhoria nos indicadores de alavancagem da Marfrig, que passará a consolidar em seu balanço 100% dos resultados da National Beef. No ano passado, a dívida total da Marfrig representava 4,55 vezes seu Ebitda. Com a aquisição, o indicador cai para 3,35 vezes. A transação será integralmente financiada por um empréstimo do banco Rabobank.

Outras medidas que visam à redução da alavancagem da Marfrig seguem em curso e incluem a decisão de vender a Keystone Foods, uma das líderes no mercado de carnes processadas e fornecedora de algumas das maiores redes de fastfood, foodservice, varejo e conveniência do mundo. A venda da Keystone, juntamente com a transação da National Beef, deverá fazer com que a Marfrig atinja seu objetivo de alavancagem de 2,5 vezes até o fim de 2018. "A compra da National Beef reflete nossa estratégia de crescimento sustentável", diz Marcos Molina, presidente do Conselho de Administração da Marfrig Global Foods. "A partir de agora, nos transformamos na empresa brasileira do setor com a melhor saúde financeira, traduzida nos menores índices de alavancagem."

Os principais executivos da National Beef permanecerão na Companhia, que segue sob a gestão de Tim Klein, atual CEO e presidente. O Conselho de Administração da National Beef será composto por nove membros, dos quais cinco serão indicados pela Marfrig, dois pela Leucadia e dois por outros acionistas minoritários. "Estamos felizes em permanecer como um acionista relevante da National Beef e em ser parceiros da Marfrig e do time de gestão no desenvolvimento contínuo da companhia", dizem Rich Handler e Brian Friedman, respectivamente CEO e presidente da Leucadia

O Rabo Securities USA foi o financial advisor da Marfrig na transação de compra do controle acionário da National Beef. O escritório de advocacia Linklaters atuou como conselheiro internacional. No Brasil, a assessoria legal foi feita pela Lefosse 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS 

SOBRE A MARFRIG GLOBAL FOODS 
* Fundada em 2000 
* Sede em São Paulo (Brasil) 
* Formada pelas divisões Beef e Keystone 
* Empresa de capital aberto na B3, a bolsa de valores de São Paulo, desde 2007 
* Composição acionária: 35% MMS Participações Ltda, controlada por Marcos Antonio Molina dos Santos e Márcia Aparecida Pascoal Marçal dos Santos, 33,74% BNDES Participações S.A., 10,01% Brandes Investment Partners, 21,06% outros investidores, 0,02% Conselho de Administração, 0,13% ações em tesouraria 
* CEO: Martín Secco 
* Receita líquida em 2017: 19 bilhões de reais 
* Ebitda ajustado consolidado em 2017: 1,7 bilhão de reais 
* Capacidade total de abate/ano: 4,7 milhões de cabeças de gado, em suas unidades da América do Sul 
* Número de Funcionários: 32 000 
* 50 unidades comerciais, de produção e de distribuição 
* Presença em 12 países nas Américas, Europa, Ásia e Oceania 
* Exporta para cerca de 100 países 

SOBRE A DIVISÃO BEEF DA MARFRIG 
* Receita líquida em 2017: 9,7 bilhões de reais 
* Ebtida ajustado em 2017: 841 milhões de reais 
* Capacidade abate: 3,6 milhões de cabeças de gado/ano ou 300 000 cabeças/mês 
* Divisão Brasil: 21 unidades 
* Divisão Internacional: 10 unidades, instaladas no Uruguai e no Chile

SOBRE A NATIONAL BEEF PACKING COMPANY 
* Fundada em 1992 
* Sede em Kansas City, no estado do Missouri (EUA) 
* Composição acionária, a partir da concretização da transação: 51% Marfrig Global Foods, 31% Leucadia Nation Corporation, 15% US Premium Beef, 3% de outros investidores 
* CEO: Tim Klein 
* Receita líquida em 2017: 24,3 bilhões de reais (7,3 bilhões de dólares) 
* Ebitda ajustado em 2017: 1,7 bilhão de reais 
* Capacidade de abate: 12 000 cabeças de gado/dia 
* Funcionários: 8 200 
* 2 fábricas em Dodge City e Liberal, no estado de Kansas (EUA), uma planta de processamento de couro e 2 unidades de processamento de carne nos Estados Unidos. Escritórios comerciais no Japão, Coreia do Sul e Hong Kong 
* Exporta para 40 países

Sobre o Marfrig Global Foods 
A Marfrig Global Foods, uma das maiores companhias globais de proteína animal, é formada pelas divisões Beef e Keystone. No mundo, a Companhia tem 50 unidades de produção, comerciais e de distribuição e está presente em 12 países. A divisão Beef é uma das maiores produtoras de carne bovina do mundo, a segunda maior operação de carne bovina no Brasil, a líder em processamento de bovinos no Uruguai e a maior importadora de carne do Chile, onde também tem abate de ovinos. Com 31 plantas no Brasil, no Uruguai e no Chile, a divisão Beef tem capacidade de processar mais de 5,8 milhões de cabeças de gado. A divisão Keystone é uma das empresas líderes globais na produção de alimentos processados de origem animal. A empresa opera 19 unidades produtivas nos Estados Unidos, na China, na Malásia, na Tailândia, na Coreia e na Austrália. Juntas, essas unidades totalizam um volume de vendas de cerca de 1 milhão toneladas de alimentos por ano.www.marfrig.com.br/marfrig-global-foods/the-company

Sobre a National Beef
A National Beef Packing Company, LLC tem sede em Kansas City, no estado americano do Missouri, e tem operações em Liberal, Dodge City e Kansas City, no estado do Kansas, em Hummels Wharf, na Pennsylvania, em Moultrie, Georgia, e em St. Joseph, no Missouri. Com cerca de 8 300 funcionários, a empresa processa e comercializa carne in natura, pratos prontos à base de carnes bovina e suína, produtos derivados da carne e couro para os mercados doméstico e internacional. Em 2017, a National Beef faturou 7,3 bilhões de dólares. www.nationalbeef.com

Sobre a Leucadia National Corporation 
Com sede em Nova York, a Leucadia é uma holding diversificada, com investimentos em empresas de diferentes setores. Suas participações incluem companhias do mercado financeiro (Jefferies Group), do mercado imobiliário (HomeFed), de carne processada (National Beef), exploração de óleo e gás (Vitesse Energy e JETX Energy), distribuição de automóveis (Garcadia), entre outros. www.leucadia.com

Sobre a US Premium Beef
Criada em 1996, a US Premium Beef LLC é uma associação que reúne 2 100 produtores de carne de alta qualidade de 36 estados americanos. Há 15 anos, possui participação acionária na National Beef. www.uspremiumbeef.com (Assessoria de Comunicação, 9/4/18)

 


National Beef é a ‘joia da coroa’ 

Executivos ligados ao setor de pecuária e de carne bovina afirmam que a National Beef, empresa cujo controle a Marfrig está adquirindo nos Estados Unidos, é a joia da coroa naquele país.

Localizada no estado de Missouri, a empresa está na região que tem o terceiro maior rebanho do país. São 6,3 milhões de cabeças de gado. Os maiores rebanhos estão no Texas, que tem 12,5 milhões, e em Nebraska, que possui 6,6 milhões (Folha de S.Paulo, 10/4/18)

 


Negócio entre Marfrig e National Beef é jogo de ganha-ganha para as duas

Por Mauro Zafalon

Marfrig ganha musculatura nos EUA e a National Beef passa a usufruir da presença mundial da Marfrig.

A compra do National Beef pela Marfrig pode ser um jogo de ganha-ganha para as duas companhias.

O National Beef vai ter acesso a um bom volume de carne no Brasil e a Marfrig avança sobre mercados impossíveis de serem atingidos no momento, como os do Japão e da Coreia do Sul.

As empresas têm de resolver, porém, o endividamento elevado do grupo que elas formam. A venda da Keystone Foods, como já anunciado, alivia.

A operação deve ter sido muito bem estudada antes de concretizada. Desta vez, não há a participação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), incentivador da formação de gigantes brasileiros, mas a de uma instituição financeira voltada exclusivamente para o agronegócio: o Rabobank.

O sucesso do negócio daqui para a frente dá alívio também para o sistema financeiro, fornecedor de crédito para a Marfrig nos anos recentes.

A participação de 51% da Marfrig no National Beef a coloca no que ela mais sabe fazer: atuar no mercado de carne bovina.

Além disso, dá fôlego para a empresa avançar sobre mercados que remuneram melhor as carnes com matéria-prima dos Estados Unidos.

A carne brasileira é mais competitiva em preços, mas não é do tipo premium como o produto dos EUA, do Uruguai, da Austrália e da Nova Zelândia. As empresas vão ter os dois tipos de carne para atender as diversas demandas.

É a segunda vez que o National Beef vem para as mãos de brasileiros. Há dez anos, a JBS chegou a anunciar a compra da empresa pelos mesmos US$ 970 milhões atuais. O governo norte-americano não permitiu a transação.

Desta vez, a operação também deve passar por avaliações de praxes, mas as chances de concretização são maiores do que à época da compra feita pela JBS.

Esse perfil de empresa multinacional do setor de carne bovina facilita a escolha das vendas para o mercado certo com o produto adequado.

A Marfrig ganha musculatura nos Estados Unidos e a National Beef passa a usufruir da presença mundial da Marfrig. Em 2012, as vendas da empresa brasileira somavam 2,1 milhões de toneladas de produtos processados, o que a tornava uma das líderes mundiais nesse setor.

Por problemas financeiros, a empresa teve de se desfazer de várias unidades. Nesta nova fase, tudo dependerá de como as novas operações serão administradas (Folha de S.Paulo, 10/4/18)