Marina Silva aponta ironia em fala de Ricardo Salles sobre etanol
SALLES Evaristo Sá AFP
A ex-ministra do meio ambiente Marina Silva, em uma série de publicações criticando o posicionamento de ministros do governo em relação a medidas ambientais, apontou uma ironia no timing da fala do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (Foto), que citou o etanol como prova de que o Brasil seria “um dos países que mais preserva o meio ambiente no mundo”.
“O ministro Salles fez uma apologia ao etanol brasileiro. No entanto, mesmo com a grande quantidade produzida no Brasil, principalmente agora em função da diminuição do consumo em razão da pandemia, o governo escancarou o mercado brasileiro para o etanol americano”, afirmou a ex-ministra.
A fala de Salles ocorreu na sexta-feira (18), em entrevista à Jovem Pan. Uma semana antes, o governo havia renovado a cota de tarifa zero para a importação de etanol. A questão é sensível para a campanha à reeleição do presidente americano Donald Trump.
Marina criticou outros posicionamentos recentes de ministros, como a do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, de que os incêndios na Amazônia e no Pantanal teria origem natural. “O governo não tem nenhuma vergonha em explicitar sua postura anticientífica. É um show de horrores”, escreveu a ex-ministra sobre a fala (Estadão.com, 21/9/20)
QUARTA CHAMADA – EDITORIA SUÍNOS