Mercado de café cresce e China eleva consumo em 150% na década
CAFE NO PE- FOTO CNC
cafe Getty Imagescafe Getty ImagesProdução interna é pequena e importação aumenta, com boa participação do Brasil.
A China participa cada vez mais do mercado mundial de café. Na última década, o consumo subiu 150% no país asiático, podendo chegar a 6,3 milhões de sacas na safra 2024/25, segundo o Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).
Com isso, os chineses passam a ocupar o sexto posto mundial no consumo. A União Europeia lidera, com 42 milhões de sacas, seguida por Estados Unidos, com 27,3 milhões, e Brasil, com 22,6 milhões.
Conhecida pelo chá, a China tem uma tradição longa também com o café. Nas últimas décadas do século 19, o produto chegou à província de Yunnam pelas mãos dos franceses. A produção ficou adormecida até que, em 1988, o governo fez um programa de incentivo para essa cultura.
Foram adotadas variedades mais produtivas, e a região busca atualmente uma produção sustentável, com a utilização de fertilizantes orgânicos e biopesticida. Boa parte das lavouras da região é orgânica. Isso abre portas para que os chineses exportem café para Japão e Alemanha.
A produção chinesa, basicamente de café arábica, é pequena, ficando próxima de 2 milhões de sacas, o que confere ao país o 13º posto no ranking mundial, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). Esse volume, no entanto, fica bem distante dos 66 milhões de sacas da produção brasileira e dos 30 milhões da do Vietnã.
O padrão de consumo dos chineses vem mudando. Antes voltados para o café solúvel, agora a importação de café em grão cresce e há uma busca por produto de melhor qualidade. O Brasil, com pouca presença nesse mercado nos anos recentes, aumenta substancialmente as exportações para a China.
Dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) indicam que os chineses vieram buscar 1,3 milhão de sacas de café no Brasil no ano passado, um volume bem superior às 61 mil de 2017. As importações totais dos chineses somaram 3,95 milhões de sacas de café verde e o equivalente a 1,8 milhão de solúvel, segundo o IndexMundi.
O café chama mais atenção do consumidor jovem, e os investidores chineses avaliam como um bom negócio participar desse mercado mundial de US$ 393 bilhões. Há uma proliferação de pontos de vendas, principalmente com a ajuda das gigantes do comércio digital. Dominado há poucos anos por empresas estrangeiras, desde a chegada da Starbucks no país, em 1999, o mercado já é liderado por empresas chinesas.
A bebida, que tinha presença praticamente nas grandes cidades, como Xangai e Pequim, chegou também às médias. A melhoria do poder econômico e a curiosidade para experimentar uma bebida bastante difundida no Ocidente, aumentam a presença do café na terra do chá.
O Usda prevê que o consumo chinês, ao atingir 6,3 milhões de sacas nesta safra, superará em 15% o da anterior. A produção mundial sobe para 177 milhões de sacas e, pelo segundo ano consecutivo, supera o consumo.
O café passa por um período de intensas altas nos preços, afetado tanto por queda de produção como por custos logísticos. No Brasil, principal produtor e exportador mundial, os preços dispararam. O arábica termina este ano em R$ 2.230 por saca, 121% a mais do que no final de 2023. Já o robusta subiu para R$ 1.849, com evolução de 144% no mesmo período, segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) (Folha, 28/12/24)