18/06/2021

Mercado do boi gordo tem potencial de alta, já visto na Bolsa

Mercado do boi gordo tem potencial de alta, já visto na Bolsa

A arroba do boi gordo deve continuar com preços firmes ainda neste semestre e também no próximo ano, disseram o CEO da Scot Consultoria, Alcides Torres, e o head de Pecuária e Trigo da consultoria StoneX, Caio Toledo. Eles participaram nesta tarde da Broadcast Live, promovida pelo Broadcast Agro, sobre o mercado de pecuária no Brasil e no mundo. "O mercado do boi gordo tem potencial de alta e isso já está sendo visto na Bolsa (nos mercados futuros da B3)", confirmou Toledo. "O vencimento outubro hoje, por exemplo, aponta para uma arroba a R$ 325", continuou.

Ele disse, porém, que os preços já foram mais firmes do que os atuais, pautados pela demanda mais forte do consumo doméstico, pelo estabelecimento das exportações de carne bovina e pela falta de oferta de bois, "o que é algo crônico". "Mas o câmbio afetou um pouco essa conta", disse Toledo, referindo-se às recentes desvalorizações do dólar ante o real, que desestimulam os embarques externos da proteína. "De todo modo, temos a possibilidade de uma arroba em alta para o segundo semestre muito acima do que está sendo visto atualmente."

Já o consultor da Scot, Alcides Torres, confirmou que o mercado "deve ficar firme e 'estilingado', tanto para o boi gordo quanto para o gado de reposição (bois magros e bezerros)". "Temos de lembrar que o momento é de retenção de fêmeas (vacas reprodutoras), em que todo macho vai para o abate, mas as fêmeas não", continuou. "Esta retenção deve se estender ao longo do semestre e no ano que vem e, pela perspectiva histórica, provavelmente até 2023", disse. Tal cenário, segundo ele, restringe a oferta de gado para abate, impulsionando mais os preços da arroba (Broadcast, 17/6/21)