Mercado instável: Preço do arroz recua quase 6% no acumulado do mês no RS
ARROZ BRANCO - FOTO FREEPIK
Os preços do arroz em casca posto nas indústrias do Rio Grande do Sul registrou queda de 5,77% no acumulado de junho, após fechar maio em alta de cerca de 12% devido às enchentes que afetaram a colheita em fase final no principal estado produtor do Brasil, de acordo com dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) e do Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz).
Segundo análise do Cepea, da Esalq/USP, o mercado do RS mostrou-se "instável" na semana passada, com divergências entre os agentes. Os preços do produto básico são acompanhados após as enchentes no Rio Grande do Sul, que geraram preocupações sobre impactos na inflação.
Do lado das indústrias, a redução nas vendas do arroz beneficiado fez com que muitas diminuíssem ou mantivessem as ofertas do início da semana, aguardando uma melhor definição do cenário.
O Cepea citou ainda que, com a queda nas cotações do arroz e a valorização do dólar frente ao real, as tradings viram uma oportunidade de atuação, participando do "spot" com preços acima dos praticados no mercado interno (Reuters, 19/6/24)