01/11/2022

México detecta cepa grave de gripe aviária na fronteira com os EUA

México detecta cepa grave de gripe aviária na fronteira com os EUA

GRIPE AVIARIA Foto Peter Garrard Beck Getty Images

A descoberta na granja ocorre pouco mais de uma semana depois que o governo mexicano relatou seu primeiro caso de influenza H5N1 em aves.

 

O México detectou a grave cepa H5N1 da gripe aviária em uma fazenda comercial de 60 mil aves no estado de Nuevo León, na fronteira com os Estados Unidos, informou o governo no domingo (30).

 

 

A descoberta na granja ocorre pouco mais de uma semana depois que o México relatou seu primeiro caso de influenza aviária H5N1, ou gripe aviária, à Organização Mundial de Saúde Animal, com sede em Paris.

 

A doença foi detectada quando o serviço de saúde agroalimentar do México testou amostras de uma fazenda em Montemorelos, Nuevo León, depois que um produtor local levantou preocupações, disse o Ministério da Agricultura do país em comunicado.

 

Uma quarentena foi declarada e um número não especificado de aves será sacrificado para controlar o surto, disse o ministério, sem detalhar quantas aves foram infectadas.

 

O primeiro caso do vírus no México foi detectado em uma ave selvagem no distrito de Metepec, a oeste da capital Cidade do México.

 

 

Outro caso de H5N1 foi encontrado em uma ave selvagem em Tijuana, no Estado de Baja California, disse o Ministério da Agricultura mexicano, bem como em uma fazenda familiar de 186 galinhas em Chiapas, no sul do país.

 

A gripe aviária altamente patogênica matou aves nos Estados Unidos e na Europa, com especialistas preocupados que o vírus não tenha diminuído este ano, como ocorreu anteriormente durante o verão do hemisfério Norte (Reutersm 31/10/22)