07/04/2025

México registra 1º caso de gripe aviária em humano

México registra 1º caso de gripe aviária em humano

Uma variante grave da cepa gripe aviária tem se espalhado pelo mundo em animais desde 2020. Getty Images

 

A infecção foi confirmada em moradora do Estado de Durango, que depende economicamente do setor pecuário

 

 

O México detectou seu primeiro caso humano de influenza aviária H5N1, também conhecida como gripe aviária, informou o Ministério da Saúde nesta sexta-feira (4).

 

A infecção foi confirmada na terça-feira em uma menina de três anos de idade, moradora do Estado de Durango, no norte do país, que permanece hospitalizada em estado grave.

 

“Até o momento, não há evidências de transmissão contínua de pessoa para pessoa”, disse o Ministério da Saúde em um comunicado, acrescentando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera baixos os riscos à saúde pública do vírus para a população em geral.

 

Uma variante particularmente grave da cepa H5N1 tem se espalhado pelo mundo em animais desde 2020, causando surtos letais em aves comerciais e infecções esporádicas em outras espécies, de alpacas a gatos domésticos. No ano passado, ela foi detectada em vacas pela primeira vez.

 

A economia de Durango depende muito da agricultura, principalmente de seu setor pecuário.

 

No ano passado, a OMS relatou o primeiro caso humano de infecção por gripe aviária A (H5N2) confirmado em laboratório no México, em uma pessoa que não tinha exposição conhecida a animais e que morreu posteriormente de doença crônica (Reuters, 4/4/25)