13/11/2024

Ministério da Agricultura ficará fora do corte de gastos, diz ministro

Ministério da Agricultura ficará fora do corte de gastos, diz ministro

Agricultura não está não está no foco dos cortes, afirmou Carlos Fávaro. Foto Renato Araujo - Câmara dos Deputados

  

Fávaro anunciou a intenção de criar duas novas secretarias, mas garantiu que não haverá "inchamento" da máquina nem ônus

 

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reforçou nesta terça-feira (12/11) que sua Pasta ficará fora do corte de gastos preparado pelo governo federal. Ele chegou a anunciar a intenção de criar duas novas secretarias, mas garantiu que não haverá "inchamento" da máquina nem ônus, apenas remanejamento de cargos.

 

Muitos postos de confiança foram retirados da Pasta e colocados no Ministério do Desenvolvimento Agrário, por exemplo.

 

Fávaro enfatizou ainda que, mesmo com o aperto fiscal, o Poder Executivo autorizou a ampliação da verba destinada à subvenção do Plano Safra 24/25, em junho, com R$ 3,4 bilhões adicionais. O programa de crédito rural para pequenos, médios e grande produtores conta com quase R$ 17 bilhões para equalização de juros, dinheiro dividido em vários anos.

 

"O ministério não está no foco dos cortes, mas entendemos a necessidade da responsabilidade fiscal. O Brasil vive um momento bom, com dados de desemprego, inflação. Mas há uma incerteza mundial, com guerras, instabilidades causadas por posicionamentos políticos, e a economia fica em incerteza. Por isso a disparada do câmbio e o presidente Lula trabalha com responsabilidade", afirmou a jornalistas (Globo Rural, 12/11/24)