Morre o eng. agrônomo Eduardo Zabrockis, ícone do setor sucroenergético
Eduardo Zabrockis - Foto Brasilagro
Faleceu ontem (23) o engenheiro agrônomo Eduardo Zabrockis, que se notabilizou ao participar ao lado de Maurilio Biagi e de outros empresários visionários, na década de 70, na elaboração do plano que redundaria no ProÁlcool, o mais bem sucedido programa de governo da história do País e que colocou o Brasil como principal protagonista global e produtor de energia limpa e renovável.
Formado pela Esalq/USP de Piracicaba, Zabrockis prestou, através da sua consultoria Agrineg Consultoria e Serviços Ltda., relevantes serviços à usinas de produção de açúcar, etanol e bioeletricidade no Brasil e no exterior. Profundo conhecedor da cadeia produtiva da cana-de-açúcar ele também se destacou por defender, com profundo conhecimento e veemência, os interesses do País denunciando os malfeitos dos governantes de plantão.
Eduardo Zabrockis participou de várias edições do TV BrasilAgro onde não poupava críticas à Petrobrás, notadamente nos governos Lula e Dilma Rousseff. Seu corpo está sendo velado na Sala Tulipa do Parque dos Girassóis em Ribeirão Preto (Da Redação, 24/3/22)