MT: Conexão AgriHub mobiliza mais de 200 produtores em oito municípios
Como parte da programação do Soja Brasil, o Conexão AgriHub, que tem o objetivo conectar novas tecnologias com o produtor rural, aconteceu esta semana em Gaúcha do Norte, Paranatinga, Primavera do Leste e Campo Verde. Na semana anterior passou por Porto Alegre do Norte, Querência, Água Boa e Canarana. Ao todo, mais de 200 produtores tiveram a oportunidade de conhecer as duas novas tecnologias apresentadas pelas empresas CBC Negócios e Smart Sensing Brasil.
Uma delas é uma plataforma de comercialização de produtos agropecuários, sejam commodities ou insumos, que já tem mais de sete mil usuários cadastradas pelo Brasil e exterior. O objetivo é proporcionar aos produtores e compradores mais oportunidades de negócios. Interessados em mais informações podem acessar o site da empresa: www.cbcnegocios.com.br.
A outra tecnologia apresentada foi um sistema de pulverização localizada de precisão em que o principal foco é evitar o desperdício de defensivos agrícolas. A tecnologia já está em prática há quase dois anos no Brasil e os resultados têm sido positivos, chegando a 90% de economia para o produtor rural. Mais informações estão disponíveis no www.smartsensingbrasil.com.br.
Para o produtor de soja, Ermínio Silveira, de 49 anos, as tecnologias são muito interessantes. “Mas para nós, aqui em Gaúcha do Norte, precisamos primeiro solucionar nossos problemas de energia e de internet”. Silveira ficou mais interessado na plataforma de negociação: “eu vou me cadastrar para entender melhor como funciona”.
Já para o produtor de Paranatinga, Samuel Limertzin, de 50 anos, essa ideia de trazer tecnologias para a expedição Soja Brasil foi muito boa. “É fantástico poder conhecer soluções que vão nos ajudar a economizar e também a fazer bons negócios”. Limertzin se interessou pelas duas tecnologias. “Essa pulverização localizada é muito interessante. Vi que podemos economizar insumos”, destaca.
É unânime entre os produtores que a tecnologia pode ajudar a minimizar os custos e aumentar a rentabilidade. “Mas para isso precisamos de pessoas qualificadas para atuar nesta área”, enfatiza o produtor Bertoldo Arruda Smitho. Ele acrescenta que o programa AgriHub é muito interessante: “nunca vi nada igual”.
Projeto AgriHub
É uma rede de inovação com o objetivo de conectar produtores rurais às tecnologias desenvolvidas para o agronegócio. O projeto é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Para saber mais sobre o projeto acesse o site: www.agrihub.org.br (Assessoria de Comunicação, 26/1/18)