Nescafé conquista selo “Café Carbono Neutro”
NESCAFE Foto Divulgação
Embalagens recicláveis, reflorestamento na mata atlântica e compras de café em fazendas com práticas de agricultura regenerativa propiciam a redução e neutralização de emissões de carbono na cadeia produtiva de café. É o que levou a Nescafé a conquistar um selo Carbono Neutro para sua linha de produtos Nescafé Origens do Brasil.
Esse é um marco inédito entre as grandes marcas de café do país, e o resultado está diretamente ligado a quatro pilares de atuação na área de sustentabilidade, segundo a empresa.
Entre os pilares de sustentabilidade estão a implantação de práticas agrícolas regenerativas para melhorar o solo e para proteger os recursos hídricos e a biodiversidade, além do plantio de árvores em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.
A obtenção do selo Carbono Neutro está ligado, ainda, à redução da pegada de carbono em toda a cadeia de fornecimento, que vai das fazendas de café às embalagens, chegando ao consumidor final.
Faz parte ainda dessa obtenção do selo a compensação das emissões remanescentes de gases de efeito estufa, por meio de créditos de carbono verificados e de alta qualidade, afirma a empresa.
A tecnologia se aproxima cada vez mais do processo de produção no campo, e o produtor vai se adaptar mais a essa nova realidade. A ABPO (Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável) aposta em quatro tendências para este ano.
É uma ferramenta que garante o controle de qualidade dos sistemas de produção na pecuária, por meio da documentação das diversas etapas. Captação e transmissão de dados agilizam e tornam confiáveis as informações de procedência e da qualidade dos produtos em tempo real (Folha de S.Paulo, 15/3/23)