Nestlé apresenta seu primeiro café como produto social global
LOGO NESTLÉ
Projeto da marca liga o campo à xícara, com lucro revertido ao empreendedorismo e práticas sustentáveis de manejo.
A Nescafé, marca que pertence à multinacional de alimentos Nestlé, lançou hoje (17), em Belo Horizonte(MG), o primeiro produto social de cafés no mundo desenvolvido com o objetivo de fomentar o projeto Fazedores de Café, que desde 2019 capacita e qualifica, gratuitamente, jovens para a profissão de barista, além de incentivar o cultivo do grão.
O produto foi apresentado na SIC (Semana Internacional do Café), que começou dia 16 e termina amanhã (18). A SIC é uma das maiores feiras do mundo e um grande encontro de profissionais que têm o objetivo de conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios.
“Temos uma convicção muito grande de que nós, como empresa, podemos transformar a sociedade e a vida das pessoas e isso está em nosso DNA desde 1921”, disse Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil, durante a cerimônia de lançamento na SIC. “Trabalhamos, melhorando o nosso modelo de negócio e compartilhando valores.”
Os grãos do café social foram colhidos por jovens agricultores no terroir da Chapada Diamantina, na Bahia, de onde saem os cafés classificados como especiais por serem cultivados em condições únicas de clima, relevo e cultura. A embalagem traz o selo de produto especial, que informa sobre a renda revertida à iniciativa social que investe em jovens talentos.
A edição terá 100% do lucro de sua venda direcionado para o período de 2023 do projeto Fazedores de Café. “Esse lançamento simboliza uma jornada muito importante que temos feito com o Fazedores de Café como um instrumento de transformação na cadeia fornecedora”, diz Rachel Muller, BEO de Cafés, Bebidas e Cereais da Nestlé Brasi. “Queremos transformar a forma como inspiramos esses jovens a repensarem o cultivo do café no Brasil, especialmente quando falamos do café especial.” Os cafés estarão no mercado em novembro.
O Fazedores de Café nasceu em 2019 de uma parceria entre Nescafé e a cafeteria paulistana Sofá Café, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva, atuando para que os jovens estejam mais preparados para implementar ações sustentáveis no campo, por exemplo em técnicas de agricultura regenerativa. São aulas imersivas que vão do plantio ao barismo, passando por técnicas de cultivo, evolução do pós-colheita, bem como torrefação e análise multissensorial, ministradas por experts do setor. São 130 jovens formados em quatro turmas do projeto.
“A edição ainda conta com uma embalagem que valoriza a nossa história com os jovens que estiveram conosco nas edições do Fazedores de Café, além do local de origem dos grãos: a Chapada Diamantina. Juntos, desenvolvemos um novo produto, com uma xícara pensada especialmente para esse café e uma embalagem repleta de significado”, diz Rachel.
O programa que conecta os jovens do campo ao conhecimento de todo o ciclo de café faz parte do programa de sustentabilidade da empresa Criado em 2011, Cultivado com Respeito (no Brasil é chamado de Nescafé Plan) é o maior programa no mundo de sustentabilidade na cafeicultura, com rastreabilidade desde a origem. A linha Nescafé Origens do Brasil, no qual está o produto social, onde produção e fornecedores do grão são todos do país, foi criada em 2018. Envolve produtores de café das regiões Serras do Alto (Parnaíba), São Sebastião do Paraíso (Minas Gerais) e da Chapada Diamantina (Bahia) (Forbes, 17/11/22)