No ES, Alckmin acompanha primeira exportação de lítio verde do Brasil
Carregamento de lítio verde . Foto Vitor Jubini Rede Gazeta
Carga de 30 mil toneladas foi colocada em navio no Porto de Vitória na manhã desta quinta-feira (27) e será enviada para a China. Essa foi a primeira exportação brasileira do insumo, que é usado para fabricar baterias de carros elétricos.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) acompanhou nesta quinta-feira (27), durante visita ao Espírito Santo, o envio da primeira carga de lítio verde do país, extraído do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, para a China. Ao todo, foram embarcadas 30 mil toneladas do insumo. O material é usado principalmente na produção de baterias de veículos elétricos.
O envio da remessa do chamado "lítio verde" aconteceu no final da manhã no Porto de Vitória. Também estiveram presentes Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), entre outras autoridades.
O carregamento feito no navio HG Rotterdam será recebido pela chinesa Yahua International Investment and Development Co.
Primeiro carregamento de lítio verde do país
De acordo com a Vports, empresa que administra o Porto de Vitória, esse é o primeiro carregamento de lítio verde no país, produzido pela Sigma Lithium, empresa que abastece a nova geração de baterias de veículos elétricos com lítio ambientalmente e socialmente sustentável (lítio verde).
Ao todo, foram enviadas 15 mil toneladas de lítio sustentável de alta pureza para baterias, chamado de lítio verde, e 15 mil toneladas de rejeitos ultrafinos de alta pureza sem produtos químicos e empilhados a seco (rejeitos verdes), produzidos pelo projeto Grota do Cirilo.
De acordo com o governo do estado de Minas, a estimativa é que até o final do ano sejam exportadas cerca de 130 mil toneladas do material.
A Sigma Lithium é considerada uma empresa verde instalada no estado mineiro dedicada a alimentar a próxima geração de baterias de veículos elétricos com lítio ambientalmente sustentável e de alta pureza, considerado triplo zero (zero carbono, zero rejeitos e zero químicos nocivos).
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, uma empresa verde é aquela comprometida com a redução dos impactos de seu negócio sobre o meio ambiente, segundo os 3 Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. O movimento tem crescido em todo o mundo.
"Ser uma empresa “verde”, que respeita o meio ambiente, é uma postura que vem sendo valorizada pelo mercado em todo o mundo. E não se trata apenas de reduzir o consumo de água e energia, ou ainda de utilizar produtos não poluentes. Trata-se de assumir uma postura de respeito para com o meio ambiente como parte de um conceito maior, de sustentabilidade", informou o Sebrae (G1, 27/7/23)