23/05/2019

No TV Brasilagro o Cel. Gomes Monteiro discorre sobre o compliance

No TV Brasilagro o Cel. Gomes Monteiro discorre sobre o compliance

O TV BrasilAgro desta semana reapresenta  a entrevista concedida pelo Cel. Carlos Gomes Monteiro, especialista em gerenciamento de riscos, inteligência, segurança e compliance, ao gestor do Pecege/Esalq/USP, prof. Haroldo Torres, para o Canal Economicamente. O Cel. Gomes Monteiro foi chefe da Agência de Inteligência do Comando Militar do Leste do Exército Brasileiro (Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) e comandante e diretor de Ensino da Escola de Inteligência Militar do Exército.

Na entrevista ele discorre sobre os fundamentos e a importância do compliance nas empresas e destaca que nenhuma organização privada ou pública sobreviverá sem a implantação de programas que envolvam o gerenciamento de riscos e o compliance.

O advento da Operação Lava Jato acelerou no Brasil a adoção de programas de compliance já largamente praticados em países desenvolvidos. Em dezembro de 2017, o Ministério da Agricultura lançou oficialmente o Programa Agro + Integridade e instituiu o Selo Agro Mais Integridade, que  é o prêmio de reconhecimento às empresas que adotam práticas de governança e gestão capazes de evitar desvios de conduta e de fazer cumprir a legislação, em especial, a Lei Anticorrupção (Lei 12.846, de 1º de agosto de 2013).

O Pacto pela Integridade representa compromisso na implementação de políticas internas, procedimentos e regras (compliance) anticorrupção. O pacto visa ainda o envolvimento de toda a sociedade a fim de que atos ilícitos sejam impedidos e repudiados por todos; não só pela autoridade pública.

 

Através da consultoria Linha Limite, o Cel. Gomes Monteiro e sua equipe, vem ministrando cursos, palestras e programas de implantação de gerenciamento de riscos e compliance, incluindo os de qualificação para a obtenção do Selo Agro Mais Integridade do Ministério da Agricultura.

 

Informações sobre as atividades da Linha Limite podem ser obtidas através do e-mail info@brasilagro.com.br. A entrevista, na íntegra, pode ser assistida na Web TV do www.brasilagro.com.br.