19/03/2018

Novo biodiesel vai abastecer 'a maioria' da frota de ônibus do DF até 2019

Novo biodiesel vai abastecer 'a maioria' da frota de ônibus do DF até 2019

Hoje, só nove veículos rodam com o B20 – ainda menos poluente do que o biocombustível mais comum.

A Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal prometeu, nesta sexta-feira (16), abastecer "a maioria" dos cerca de 2,7 mil ônibus da capital com o biodiesel B20 até o ano que vem. Por enquanto, apenas nove veículos recebem esse biocombustível, ainda menos poluente que o biodiesel tradicional.

O anúncio foi feito pelo atual chefe da pasta, Fábio Damasceno. Questionado, ele não soube informar um cronograma exato para a substituição do biodiesel pela versão B20.

A diferença do B20 para os biocombustíveis já utilizados na frota do DF está no percentual gerado a partir de recursos ditos "limpos" – por exemplo, óleos animais e gorduras. O número 20 se refere à alíquota dessas matérias-primas, de 20%, o dobro do que existe no biodiesel convencional.

Produção nacional

O B20 a ser utilizado nos ônibus deve ser produzido no Brasil. Além de adotar o consumo, o governo do DF diz haver expectativa de produção do biodiesel na capital federal.

Segundo estimativa do Ministério do Minas e Energia, a produção interna do biodiesel representa economia de R$ 10 milhões a R$ 15 milhões aos cofres nacionais.

O diretor-superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene, Donizete Tokarski, comemorou a adoção do B20 no DF. “Brasília deu um exemplo de pioneirismo, mais uma vez. Assim como o respeito à faixa de pedestres, a cidade virou referência no restante do país em uso dos biocombustíveis nos ônibus” (G1, 16/3/18)