Nunes chama ministro de Minas e Energia de 'fraco' e 'mentiroso'
Ricardo Nunes (MDB) e Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia do Brasil. Fotos Reprodução Blog Correio Braziliense. Créditos Wilson Dias - Agência Brasil e Antônio Cruz - Agência Brasil
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) chamou o ministro de Minas e Energia do governo Lula, Alexandre Silveira, de "sem compromisso" e "mentiroso", em declaração à imprensa nesta sexta-feira (18).
Nunes falava sobre o apagão que atingiu mais de 3 milhões de residências na Grande São Paulo e que ainda afeta parte da população, uma semana após forte chuva.
"Eu acho que quando a gente tem um ministro que vai lá para Roma e passa para ver o presidente da Enel [...] Ele não poderia misturar as coisas. Então, a gente tem um ministro fraco, sem compromisso, que é mentiroso. Ele fala que o presidente da companhia de energia elétrica foi indicado no outro governo, mas ele era senador e ele votou a favor. Ninguém quer saber de outro governo, governo passado, governo futuro, eu quero é saber do governo atual", afirmou o prefeito.
Nunes se refere à participação de Silveira em um evento em Roma com o diretor da Enel para o resto do mundo, Alberto De Paoli, na última sexta (11), dia do apagão. O evento tem sido usado pelo prefeito para dizer que o governo federal discutia ampliar a concessão da empresa em São Paulo, o que Silveira nega.
Nunes foi questionado por um repórter o que achava de a Enel, distribuidora de energia elétrica, ter tantas reclamações, inclusive fora de São Paulo, e mesmo assim continuar com a concessão de energia em várias cidades.
Na terça-feira (15), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e os 17 prefeitos da região metropolitana enviaram ao TCU (Tribunal de Contas da União) uma carta na qual pedem intervenção na empresa.
Após receber críticas de diversas autoridades por falta de ação na crise, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou que vai intimar a Enel para explicar os problemas.
O apagão foi o principal tema debatido pelas campanhas de Nunes e Guilherme Boulos (PSOL) nesta semana. A poucas horas do debate Folha/UOL/RedeTV!, na quinta-feira (17), o prefeito desistiu de participar do evento e citou como motivo uma reunião marcada pelo governador para tratar da crise de energia.
Questionado se marcará presença no debate realizado pela TV Record, no próximo sábado (19), Nunes disse que inicialmente sim, mas que, se precisar "cuidar da cidade por causa das novas chuvas", dará preferência ao papel de prefeito e não de candidato à reeleição.
Ricardo Nunes cumpriu agenda de campanha na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), na Vila Clementino, no início da tarde desta sexta-feira. No local, o prefeito prometeu maior apoio à instituição, caso seja reeleito (Folhapress, 18/10/24)