15/08/2019

O desenvolvimento sustentável por trás de alimentar famílias

O desenvolvimento sustentável por trás de alimentar famílias

Por Taciano Custodio

Você já se perguntou o que está por trás de alimentar pessoas em todo o mundo? A comida que chega até às nossas mesas não representa só uma fonte de nutrição, com ela vem também geração de renda e, consequentemente, o alimento para outras tantas famílias. Nos próximos 30 anos, seremos 9,7 bilhões em todo o mundo. São 2 bilhões a mais de pessoas dos atuais 7,7 bilhões. Até 2050, a estimativa é de que será preciso 60% a mais de comida para suprir a demanda por alimento com esse ritmo de aumento populacional. Os dados são do novo relatório da ONU, lançado no último dia 17 de julho, e nos mostram que mais do que nunca, equilíbrio é e será o fator-chave para as próximas décadas. E qual é o nosso papel nesse cenário?

Para mim, enquanto executivo da área de sustentabilidade da líder exportadora de carne bovina na América do Sul, acredito que o nosso compromisso é com a real prática do desenvolvimento sustentável. Por sua vez, traduzido por nós em alimentar pessoas, usar de forma inteligente os recursos naturais e valorizar os seres humanos. Esses são os pilares que movem o dia a dia de trabalho que faço parte. Quebrar os estigmas da agropecuária e da indústria, portanto, são essenciais para que todos tenham visibilidade do que está sendo efetivamente feito para levar alimentos seguros, de qualidade e com respeito ao meio ambiente e às famílias que fazem parte dessa cadeia de valor.

O Brasil é 1º no ranking mundial em exportação de carne bovina e o segundo em produção. O mercado de proteína animal tem o inegável papel estratégico de atender à crescente demanda mundial por alimentos e produtos como couro, gelatina, insulina, plasma sanguíneo, e vários insumos para indústria farmacêutica, moveleira, automotiva, entre outros. Somos ainda os maiores exportadores de carne de frango, soja, suco de laranja, café, açúcar e etanol, e tudo isso com mais de 65% do território nacional ocupado por vegetação nativa. O compromisso de toda a cadeia produtiva reflete em cada kg de carne produzido hoje no Brasil detendo um atributo ambiental único no mundo, que é o percentual de vegetação nativa protegida pelos produtores rurais.

Trabalhamos diariamente por um modelo de crescimento sustentável do campo à mesa. É por meio do nosso compromisso com o agronegócio que vamos atingir esse equilíbrio. O monitoramento rigoroso de toda a cadeia de fornecimento, da origem à chegada do produto ao consumidor, reflete nosso comprometimento em garantir o bem-estar animal, respeitar ao meio ambiente, e fornecer um alimento seguro e de qualidade. Hoje, 100% dos fornecedores da Minerva Foods são monitorados para ocorrência de trabalho análogo ao de escravidão e áreas com embargo ambiental. Na Amazônia, monitoramos também desmatamento e sobreposição a Terras Indígenas e Unidades de Conservação Ambiental. As compras de gado realizadas por nós são feitas em fazendas monitoradas, por meio de mapas georreferenciados, o que assegura que todos os fornecedores estejam de acordo com rigorosos critérios socioambientais. Como fruto desse comprometimento, temos resultados de excelência, como a auditoria externa divulgada neste mês, que atesta que cumprimos 100% o Compromisso Público da Pecuária no Bioma Amazônia, firmado em 2009.

Somando um time que atua pelo desenvolvimento sustentável, coloco a mim como compromisso profissional e pessoal, também verbalizar os sucessos e desafios da agropecuária tropical, o avanço tecnológico dos últimos anos nas diversas esferas de plantio, dieta animal, genética e, dentro da indústria, controles sanitários, eficiência de produção e qualidade dos produtos. É com uma mobilização de diversas frentes do setor que avançaremos nessa trajetória de alimentar pessoas de forma segura, com qualidade, contribuindo para o crescimento e geração de renda de famílias, e utilizando de forma inteligente e estratégica os nossos recursos naturais. (Taciano Custodio, Gerente Executivo de Sustentabilidade da Minerva Foods)