04/04/2018

O verdadeiro significado da Páscoa – Por Tarcisio Angelo Mascarim

O verdadeiro significado da Páscoa – Por Tarcisio Angelo Mascarim



 

Passada a Semana Santa e a tão esperada Páscoa, com ovos de chocolate e presentes aos entes queridos, é preciso fazer uma reflexão: será que estamos vivenciando o verdadeiro sentido da Páscoa?

A Bíblia nos dá a resposta. Confira o que apresenta o site BíbliaOn.com:

“A origem da Páscoa – Tudo começou há muito tempo atrás, no Egito. Nessa noite, a tensão era alta. Os israelitas esperavam ansiosamente em casa pelo grande momento. Então, no meio da noite, o silêncio foi quebrado por gritos de desespero. E a ordem chegou. Estava na hora de partir.

Os israelitas tinham sido escravizados pelos egípcios, mas Deus tinha prometido os libertar. Ele enviou pragas devastadoras sobre o Egito e fez grandes milagres, mas o faraó não libertou o povo. Por isso, Deus decidiu enviar uma última praga, mais terrível que todas as outras. Em uma só noite, o filho mais velho de cada casa no Egito seria morto. Mas, para os israelitas, seria uma noite de livramento.

Os israelitas assaram os cordeiros sacrificados e fizeram pães sem fermento, porque não tinham tempo para fazer pão levedado. Todos comeram com pressa, com tudo preparado para partir. Deus tinha avisado que precisavam estar prontos. Ainda nessa noite seriam livres!

Quando seu filho morreu, ainda nessa noite, o faraó mandou os israelitas embora. Eles saíram do Egito, vitoriosos, sem uma única batalha! Esse foi um dia de julgamento para o Egito, mas de salvação para o povo de Deus. Para lembrar esse dia, Deus instituiu a festa da Páscoa, que significa passagem.”

Mas, infelizmente, o povo continuou pecando, não cumprindo o seu projeto, e Deus prometeu trazer julgamento sobre o mundo e, então, mandou seu filho. E assim:

“Os israelitas sacrificaram um cordeiro para salvar suas famílias. Deus sacrificou seu próprio filho para nos salvar! Durante a festa da Páscoa judaica, Jesus morreu em nosso lugar. Agora quem crê em Jesus como seu salvador está livre da condenação.

O sangue de Jesus é um sinal na vida de quem o ama, protegendo do castigo eterno. Ele liberta da escravidão do pecado e dá uma vida nova. Agora todos podemos fazer parte do povo de Deus e viver em liberdade!

É por isso que continuamos a celebrar a Páscoa, mas com um significado diferente do Antigo Testamento. Celebramos a libertação do pecado, o perdão do castigo e a vitória sobre a morte! A Páscoa é a celebração da salvação.

A festa mais importante do Cristianismo é a Páscoa! A ressurreição de Jesus mudou o mundo, trazendo perdão e salvação a todos que creem Nele, abrindo as portas do Céu aos pecadores. A Páscoa é a celebração da salvação e da vida eterna. Se você ama Jesus, você tem muita razão para celebrar a Páscoa.”

Agora, quero explicar por quê os três dias – conhecidos como Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa – mudaram o mundo:

“Os três dias mudaram o mundo para sempre. Toda a História do mundo, desde o início da criação, culminou nesses três dias. Milhares e milhares de vidas foram transformadas, destinos foram traçados e civilizações inteiras foram abaladas pelo que aconteceu em apenas três dias.

O grande plano de Deus para toda a humanidade foi revelado na sexta, sábado e domingo:

Sexta-feira – Um homem carrega todo o peso do pecado sobre seus ombros. Um homem bom, sem pecado algum, mas que se ofereceu em nosso lugar. O preço: todo seu sangue. Abandonado, torturado, desprezado pelas próprias pessoas que ele veio salvar. Toda a maldade do mundo foi revelada nesse dia. Todo o sofrimento de Deus também. Mas, acima de tudo, todo o amor de Jesus brilhou com uma força que fez até seus executores reconhecerem que ele era o filho de Deus.

Sábado – Um dia de luto. Será assim que acaba a história? O plano de Deus acaba em morte? O universo todo segura a respiração.

Domingo – Vitória! Nem a morte consegue resistir ao poder de tão grande amor! A luz do novo dia anuncia luz de uma nova era, uma nova esperança. O túmulo está vazio. Vivo? Como pode estar vivo? Ninguém vira a morte do avesso! Seus seguidores estão confusos, ainda não entendem a dimensão da maravilha que aconteceu. Mas agora eles veem Jesus.

Sua mensagem é igual, mas agora faz sentido. Ele veio para nos salvar do castigo do pecado e para nos dar esperança. A morte não é mais o fim! O sofrimento não vence. Em Jesus podemos ter uma vida que não pode ser destruída pela morte.

Mas, em sua glória, Jesus ainda guarda as marcas de seu sofrimento em suas mãos. O preço foi pago, não anulado. A morte de Jesus foi tão necessária quanto sua ressurreição. Foram necessários três dias para salvar a humanidade: um dia de morte, um dia de luto e um dia de vida. Em três dias, Jesus abriu as portas da eternidade.”

Agora que você já conhece o verdadeiro significado da Páscoa, que tal celebrá-la de uma maneira diferente nos próximos anos? Com bastante reflexão embasada no Evangelho, nos ensinamentos de Jesus Cristo. Mãos à obra! (Tarcisio Angelo Mascarim é sócio e administrador da Mascarim & Mascarim Sociedade de Advogados. Leia mais artigos no www.tarcisiomascarim.com.br)