Olam quer ir do campo ao porto no Brasil
Uma das principais tradings agrícolas da Ásia, com receita anual da ordem de US$ 30 bilhões, a Olam International tem planos de ampliar seu arco de negócios no Brasil com a entrada no setor de logística. Segundo o RR apurou, o grupo de Cingapura estuda participar de concessões ferroviárias e projetos no setor portuário.
Já existiriam conversas preliminares com o governo do Maranhão em torno de possíveis investimentos no Porto de São Luís. A nova investida da Olam caminha paripassu aos movimentos feitos pelos asiáticos para aumentar consideravelmente sua posição no mercado brasileiro de grãos.
No ano passado, a Olam exportou mais de seis milhões de toneladas de soja, um avanço superior a 240% na comparação com 2017. De acordo com a fonte do RR, a meta é chegar a dez milhões de toneladas até 2020, graças, principalmente, aos embarques para a China.
Isso, claro, se a “nova diplomacia brasileira” não respingar nas relações comerciais com os chineses (Relatório Reservado, 8/1/19)