10/07/2018

Os 95 anos do Sindigraf – Por Welson Gasparini

Os 95 anos do Sindigraf – Por Welson Gasparini

Foi uma alegria e uma honra para mim viabilizar uma sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para homenagear, no último dia 25 de junho,  os 95 anos do Sindicato das Industrias Gráficas do Estado de São Paulo (o Sindigraf) uma entidade representativa de aproximadamente  7.000 empresas em sua área de atuação. Devido  sua representatividade, pela tradição na defesa da categoria e por abranger parcela significativa das indústrias gráficas brasileiras, o SINDIGRAF-SP está à frente de ações cujos benefícios se refletem não apenas nas empresas instaladas no Estado de São Paulo, mas, em muitos casos, alcançam o mercado gráfico nacional como um todo.

As ações do SINDIGRAF-SP – eis outra razão a torna-la merecedora dessa homenagem – se  primam pela preocupação ética e a busca permanente da transparência, visando atingir diversos públicos e interlocutores, sejam as empresas gráficas associadas, trabalhadores do setor, autoridades, outras entidades de classe e da sociedade civil. Em termos estratégicos, essa  entidade tem como proposta reforçar três linhas de trabalho: a gestão, a pressão por mudanças e a educação, com ênfase à transmissão de conhecimentos técnicos e gerenciais, por meio de publicações, pesquisas, censo, cursos, eventos, entre outras atividades. A entidade mantém seu foco, ainda, no conceito de responsabilidade social e no respeito ao meio ambiente pelas gráficas.

A atual diretoria do Sindigraf-SP – presidida pelo ribeirão-pretano Levi Ceregato - ,tem dado continuidade ao trabalho dos ex-presidentes Max Schrappe, Mário César Martins de Camargo e Fábio Mortara, todos eles presentes no evento da ALESP. Fui homenageado, ao lado desses ex-presidentes, com placas comemorativas; homenagens especiais também foram prestadas aos colaboradores com mais tempo de casa Rogério Camilo, Nilsea de Oliveira e Ana Carina do Prado.

Para chegar aos 95 anos, o Sindigraf cumpriu uma trajetória iniciada em 17 de feverereiro de 1922 quando foi fundado com a denominação de .Associação dos Industriais e Comerciantes Gráficos de São Paulo, nome alterado em 1923 para  Sindicato dos Industriais e Comerciantes Gráficos de São Paulo. Já em 1931, mudou o nome novamente para  Sindicato dos Industriais Gráficos de São Paulo. Reconhecido em 15 de maio de 1941 – após fusão com o  Sindicato das Indústrias da Encadernação e da Gravura, passou a denominar-se Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo, desde então  congregando associações sindicais de tipografias. encadernadores e gravuristas.Em 1956, outro marco: a inauguração da sede própria. Já em 1958, nasceu a  Associaçao Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF) , que se tornaria grande parceira do SINDIGRAF-SP. Em Ribeirão Preto, sob a presidência de Wilson dos Santos,  o Sindigraf possui uma seccional atuante e de cujos eventos, por sinal, eu tenho tido oportunidade de participar, acompanhando,   assim,  o excelente trabalho desenvolvido em prol do setor gráfico e da própria comunidade. (Welson Gasparini é deputado estadual, professor, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto)