Passo Fundo tem etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio
Em 28 de maio, o I-UMA reúne as lideranças do agronegócio, cooperativas, produtores, pesquisadores, universidades e autoridades da região no Auditório da ACISA, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo, a partir das 14h, para debater temas de relevância para o agronegócio como a Responsabilidade Ambiental e seus Aspectos Relevantes e o Desenvolvimento Regional. A séria de palestras realizadas pelo I-UMA (Instituto de Educação do Agronegócio) com o objetivo de disseminar conhecimento e troca de experiências no setor percorrerá outras cinco regiões gaúchas até o final do ano. Entrada Franca.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo e-mail agrocircuito@i-uma.edu.br e
informações pelo telefone (51) 3224.6111.
O Presidente do I-UMA, José Américo da Silva, juntamente como o Presidente da ACISA Evandro Silva recebem os convidados e participantes da 2ª Etapa do CIRCUITO DE GESTÃO E INOVAÇÃO NO AGRONEGÓCIO, neste evento que tem como conexão temática para 2019 "Os Desafios e Prioridades para uma Produção Agropecuária Sustentável e mais Eficiente". As pautas tratadas reúnem conhecimento, tecnologia, produção e gestão no agronegócio. Com entrada franca, o evento conta com o apoio do BRDE, ACISA, EMATER/RS, EMBRAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e Câmaras Setoriais e Temáticas, Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura e FEPAM, Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios, OCERGS, TECNOSINOS e mídias parceiras o PORTAL AGROLINK e REVISTA AGRODBO e será realizado no próximo dia 28 de maio de 2019, das 13h30 às 16h30, no Auditório da ACISA, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo.
Com uma agenda mensal estes eventos itinerantes levam palestras temáticas técnicas e de mercado atendendo as peculiaridades regionais de produção, de mercado e de negócios, de forma que todos os agentes das cadeias produtivas do Estado sejam os grandes beneficiados. Na programação para 2019 estão previstas ainda as edições, nas regiões de Pelotas (25/06), São Gabriel (30/07), Esteio ( Expointer) e Bagé (24/09) e Alegrete (29/10).
RIO GRANDE DO SUL, UM ESTADO DE OPORTUNIDADES
A primeira palestra do evento será com a Presidente do BADESUL Jeanette Lontra que falará sobre o Rio Grande do Sul, um Estado de Oportunidades quando destacará a importância e relevância do BADESUL no desenvolvimento do Rio Grande do Sul e explana sobre temas como inovação, sustentabilidade e novos setores em crescimento.
O DESENVOLVIMENTO REGIONAL NAS CADEIAS PRODUTIVAS DO AGRONEGÓCIO
Para a Diretora de Agronegócio da ACISA de Passo Fundo, Fabiana Venzon, o Desenvolvimento Regional nas Cadeias Produtivas do Agronegócio passa por uma estratégia de mobilização das potencialidades regionais, de parcerias competentes e comprometidas dos setores público e privado.
Outras ações de estimulo ao desenvolvimento regional, destaca o Presidente da ACISA, Evandro Silva está a articulação dos setores produtivos locais para o fortalecimento de redes de cooperação e extensão empresarial, de fomento a competitividade agroindustrial, através de estímulos econômicos, de qualificação e adequação das estruturas logísticas e de comercialização de todos elos envolvidos - da produção, do comércio, da indústria e dos serviços.
Silva destaca ainda a necessidade de identificação e análise de oportunidades para potencializar as cadeias produtivas e impulsionar crescimento sócio-econômico regional.
"A histórica vocação do RS como estado agrícola sempre nos trouxe reconhecimento nacional e internacional. Saíram daqui os desbravadores que colonizaram e transformaram o cerrado e o Brasil a fora numa terra de riquezas e prosperidade e transformaram o Brasil no segundo maior produtor mundial de alimentos, perdendo apenas para o gigante americano, usando uma parte muito menor do território e preservando as riquezas naturais.
Nos anos 70, nós gaúchos éramos o maior produtor agrícola brasileiro, hoje somos o terceiro". "Os principais motivos para essa queda, além da limitação territorial, se deve à precariedade na infraestrutura, especialmente nos modais de logística, e a elevada carga tributária que castiga o setor produtivo e desestimula investimento, geração de empregos e a industrialização desses produtos agrícolas que poderia gerar um enorme valor agregado em toda a cadeia produtiva", finaliza Venzon.
BRDE PCS - PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS
Na continuidade da programação do circuito em Passo Fundo, a terceira palestra será sobre o Programa do PCS - Produção E Consumo Sustentáveis com Alexandre Platonow de Barros, Gerente Regional BRDE para as regiões do Planalto, Alto Uruguai e Missões RS. "De longa data, o BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul tem preocupação com a sustentabilidade, como uma das principais diretrizes a serem contempladas nas ações de fomento ao Desenvolvimento Regional", destaca Barros.
De acordo com o palestrante que o Programa BRDE PCS - PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS foi criado para estar cada vez mais em sintonia com as políticas públicas nacionais e internacionais de responsabilidade socioambiental e também visando pautar a aplicação de recursos em projetos de investimentos pelo viés do desenvolvimento sustentável - econômico, ambiental e social - na região Sul do Brasil.
Financiamentos para empreendimentos com características de sustentabilidade socioambiental são o mote do programa BRDE PCS. O programa tem como compromisso a qualidade de vida no presente e no futuro e é uma consolidação de práticas institucionais já adotadas pelo banco interna e externamente.
A preocupação socioambiental no BRDE é antiga, enfatiza o Gerente Regional. "Fomos o primeiro banco a exigir Licença Ambiental para financiar projetos empresariais e agropecuários. Mesmo nas rotinas operacionais do BRDE, emprega-se e cobra-se práticas sustentáveis, conforme constam nas diretrizes internas. Por exemplo, cuida-se do uso racional de recursos, realiza-se a gestão destes, promove-se a acessibilidade, as compras sustentáveis, além de repassar verbas para projetos socioculturais".
"No campo operacional dos financiamentos, o programa BRDE PCS viabiliza, com recursos de fontes nacionais e internacionais, empreendimentos nas áreas do agronegócio, indústria, comércio e serviços, dentro de cinco subprogramas integrados: 1- Energias Limpas e Renováveis; 2- Uso Racional e Eficiente da Água; 3- Gestão de Resíduos e Reciclagem; 4- Agronegócio Sustentável; 5- Cidades Sustentáveis", finaliza.
PROGRAMAÇÃO PASSO FUNDO
Solenidade de Abertura Oficial - 14h
Palestra: RIO GRANDE DO SUL, UM ESTADO DE OPORTUNIDADES.
Convidada:
JEANETTE LONTRA - PRESIDENTE DO BADESUL Desenvolvimento S.A - Agência de Fomento/RS.
Perguntas e Respostas - Espaço Interativo com os participantes.
Palestra: O DESENVOLVIMENTO REGIONAL NAS CADEIAS PRODUTIVAS DO AGRONEGÓCIO
Convidados:
EVANDRO SILVA - Presidente da ACISA de Passo Fundo
FABIANA VENZON - Membro do Conselho Executivo na COTRIJAL e Diretora de Agronegócio na ACISA Passo Fundo.
Perguntas e Respostas - Espaço Interativo com os participantes.
BRDE PCS - PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS
Convidado:
ALEXANDRE PLATONOW DE BARROS - Gerente Regional BRDE para as regiões do Planalto, Alto Uruguai e Missões RS
Palestra:
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E SEUS ASPECTOS RELEVANTES.
Convidado:
LEONARDO BUSSOLOTTO - Advogado, Sócio da Bussolotto Advocacia.
Perguntas e Respostas - Espaço Interativo com os participantes.
INFORMAÇÕES GERAIS:
Data:28 de maio de 2019 Credenciamento: 13h30 - Inscrições Antecipadas - Entrada Franca
Horário do evento: Das 13h30 às 16h30
Solenidade de Abertura Oficial: 14h00
Local: Auditório da ACISA - Av. Gen. Neto, 443 - 5º andar - Centro - Passo Fundo/RS
Informações I-UMA: (51) 3224-6111 | e-mail agrocircuito@i-uma.edu.br (Assessoria de Comunicação, 15/5/19)