18/01/2022

Pecuaristas fecham conta por divergência com o Bradesco. Globo no radar

Pecuaristas fecham conta por divergência com o Bradesco. Globo no radar

 

ACNB disse que o banco se posiciona de forma contrária ao setor pecuário; mudou para o Banco do Brasil.


A ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil) anunciou a retirada de sua movimentação financeira do banco Bradesco, por considerar que a instituição se posiciona de forma contrária ao setor pecuário brasileiro. A associação tinha conta na instituição há mais de 20 anos, e decidiu migrá-la para o Banco do Brasil.

O anúncio foi publicado no perfil da Nelore Brasil no Twitter. “Para facilitar a assinatura, a documentação foi enviada da agência de São Paulo para assinatura na agência em Carlos Chagas (MG)”, diz o comunicado da entidade.

Nabih Amin El Aouar-ACNB -  Foto Agrorevenda

A cidade mineira é sede da Fazenda Amin El Aouar, de propriedade do presidente-executivo da ACNB, Nabih Amin El Aouar (Foto).

A decisão veio na sequência de divergências de pecuaristas com o Bradesco. Em 3 de janeiro, grupos do setor organizaram manifestações em frente a agências do banco de pelo menos 5 Estados, com churrascos e distribuição de carne à população. Protestaram contra um vídeo divulgado pelo banco em que 3 influenciadoras sugerem a redução do consumo de carne como forma de diminuir a emissão de gases do efeito estufa.

Elas recomendam a adesão à “Segunda Sem Carne”. “A criação de gado contribui para emissão dos gases do efeito estufa. Então que tal a gente reduzir o nosso consumo de carne e escolher um prato vegetariano na segunda-feira?”, diz um trecho da peça.

O Bradesco tirou o material do ar e se retratou com uma Carta Aberta ao Agronegócio Brasileiro. A instituição chamou de “descabida” a posição exposta no vídeo (Poder 360, 15/1/22)


Saladinha indicada para “Segunda sem carne” faz pecuaristas se voltarem para a Globo

Por Giovanni Lorenzon

Legenda: Pecuaristas se irritam com indicação de salada para “Segunda sem Carne’ (Imagem: Pixabay)

Depois do Bradesco (BBDC3), o Grupo Globo.

Na carona da briga com o banco, depois do vídeo Segunda sem Carne, os pecuaristas voltam suas baterias para a revista Globo Rural.

O caso começou nesta segunda (17) com a matéria sob o título “Salada colorida é receita ideal para segunda sem carne”, retratada no site da publicação e tuitada com a chamada “Segundou daquele jeito”.

Já está a armada a campanha, em dezenas de reproduções nas redes e grupos de conversas por aplicativos, para que deixem de ler a revista ou provocando os anunciantes.

De quebra, está sobrando também para o programa Globo Rural, da TV Globo.

Com o Bradesco, foi promovida uma churrascada grátis nas portas de muitas agências, além de pedidos para que os produtores e entidades encerrassem suas contas na instituição (Money Times, 17/1/22)