14/11/2018

Pesquisa e desenvolvimento serão pilares do agronegócio a longo prazo

Pesquisa e desenvolvimento serão pilares do agronegócio a longo prazo

A pesquisa e o desenvolvimento serão pilares do agronegócio paulista no longo prazo, disse há pouco o conselheiro da Sociedade Rural Brasileira (SRB) e futuro secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira. Ele participa nesta terça-feira do Summit Agronegócio 2018, realizado pelo Estadão em São Paulo. Na ocasião, Junqueira agradeceu ao governador eleito, João Doria (PSDB), pelo convite para assumir a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. “Poderia continuar na iniciativa privada, mas fiquei muito feliz com o convite do governador João Doria. Temos visões muito alinhadas, o governador quer fazer muito por São Paulo, quer dinamizar todo o trabalho que é feito pelo Estado”, disse o futuro secretário.

Junqueira mencionou que teve uma reunião longa com o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues sobre o plano de governo para o Estado e que trabalhará com visões de curto, médio e longo prazo. “A pesquisa e desenvolvimento serão o pilar da visão de longo prazo. Tem muita coisa que a gente pode e deve fazer em dinamização de pesquisa, por exemplo, com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e o Instituto Biológico. Queremos que eles façam pesquisa de quebra de paradigma, em parceria com a iniciativa privada, trazer o Vale do Silício para Campinas”, disse Junqueira, referindo-se ao polo de tecnologia dos Estados Unidos.

No curto prazo, o plano é focar no trabalho de internacionalização da pauta da agricultura paulista. “Internacionalização é muito importante, São Paulo tem a agricultura diversificada, sofisticada e tecnificada para expandir essa pauta”, disse. Junqueira afirmou que, por meio de parcerias com o setor privado, pretende definir quais pesquisas serão prioritárias e atrair novos pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, para atuar na pesquisa pública em São Paulo. “A ideia é promover a carreira (de pesquisa). O orçamento é sempre uma restrição (do setor público), mas vamos conseguir melhorar o orçamento”, garantiu o futuro secretário. Junqueira declarou também que se for necessário fazer novas desmobilizações de terras, como as que foram feitas no passado pelo governo estadual, elas “serão feitas de maneira inteligente”, preservando sua função por meio de parcerias com a iniciativa privada.

Junqueira defendeu, ainda, a conciliação da preocupação ambiental com a agricultura eficiente. Disse também que o Estado tem “espaço para todo tipo de agricultura e pecuária, de pequeno, médio e grande porte”. Segundo o futuro secretário, enquanto os grandes produtores trarão escala e eficiência, os menores contribuirão em outras frentes como, por exemplo, retomando a fruticultura em áreas inclinadas antes utilizadas pelo setor sucroalcooleiro. “Faremos grande investimento para que fruticultura seja mais avançada do que é”, declarou. Conforme Junqueira, o cooperativismo será chave para a diversificação da exportação do agronegócio paulista (Broadcast, 13/11/18)